Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 5, com integrantes do Conselho Empresarial de Palmas, o prefeito eleito Carlos Amastha (PP) anunciou a criação do Conselho Consultivo Empresarial que dará suporte a sua gestão.  O encontro foi realizado na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas e conforme Amastha, “é uma forma de privilegiar o segmento que será o grande responsável pelo novo salto de desenvolvimento da capital”. 

Em reunião que será marcada para o fim do mês de novembro, será apresentado a minuta do estatuto e regimento interno do Conselho Consultivo Empresarial. Uma das atribuições já definidas é a realização de uma reunião mensal entre o Conselho e o prefeito.

A inovação foi aprovada por todos os empresários presentes e destacada de forma positiva por Amastha: “acredito bastante nesse modelo, pois já participei de um conselho como este em Santa Catarina e sei que realmente funciona, pois o empresário participa e se sente motivado em investir na cidade”. 

A presidente da CDL, Cleide Brandão destacou que esse grupo vai possibilitar um diálogo maior com a gestão de Amastha, atendendo um grande anseio da classe. “O empresariado quer ser ouvido, auxiliar na gestão, pois queremos que Palmas cresça e se desenvolva. Esperamos contar com a visão empresarial do Amastha, já que em seu próprio plano de governo muitas das nossas demandas estavam inseridas”. 

Um dos gargalos ressaltados no encontro é a demora na emissão de certidões e documentos por parte da administração municipal, além da falta de informatização dos processos, como destacou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Vânia Labre. “Os contadores são o termômetro das dificuldades enfrentadas pelos empresários. Há a necessidade urgente na implantação de um sistema eficaz para facilitar”. 

Participaram do encontro representantes das seguintes entidades: Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção ( ACOMAC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e Pesquisas do Tocantins (SESCAP-TO), Sindicato da Beleza do Tocantins (SINBELTO), Associação de Distribuidores e Atacadista do Tocantins(ADAT), Associação Tocantinense de Supermercado (ATOS), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Tocantins (FACIET),  Federação das Micro Empresas  e Empresas de  Pequeno Porte do Tocantins (FEMICRO), Sindicato dos Concessionários e  Distribuidores de Veículos Automotores (SINCODIVE), Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE) e o Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRC-TO).