Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com o início do período chuvoso, incidência de raios podem afetar a rede elétrica e causar falta de energia em diversos lugares no Tocantins. Na cidade de Ponte Alta, a semana foi marcada com escuridão em determinados horários da noite entre segunda-feira e quarta-feira, conforme relatou o vereador Silvanio Aires (PP).

O parlamentar, através de email enviado ao Conexão Tocantins, frisou que desde o início da semana a cidade vem sofrendo com a falta de energia elétrica. “Isso aconteceu na segunda, terça e quarta feira, deixando a comunidade desassistida, com um prejuízo enorme nas escolas Municipais e Estaduais neste período”, completou.

O vereador ressaltou ainda que oscilações de energia são constantes no município, causando estragos em aparelhos eletrônicos. “a Câmara de Vereadores da cidade já elaborou uma Moção de Repúdio a Empresa e fez uma representação no Ministério Público ano passado, pois a falta de energia e oscilação é constante no Município e não há uma explicação plausível, neste sentido, da empresa”.

Em nota emitida na manhã de hoje, a Celtins se manifestou com relação aos apagões acontecidos em Ponte Alta do Tocantins e frisou que a falta de energia elétrica durante a semana foi em decorrência das chuvas com descargas elétricas. A empresa informou, ainda, que equipes técnicas já estão no local trabalhando para reduzir os impactos causados aos consumidores no município.

Sobre as oscilações de energia, a Celtins frisou que também podem ser causadas pelas descargas atmosféricas no período chuvoso. “Estas ocorrências acontecem porque as descargas atmosféricas que atingem as redes de energia ativam a proteção do sistema elétrico que age de forma a extinguir o problema”.

Acompanhe abaixo a íntegra da nota da Celtins.

NOTA CELTINS

A Celtins informa que as faltas de energia que aconteceram em Ponte Alta, segunda, terça e quarta-feira foram causadas por chuvas com descargas atmosféricas. As equipes estão fazendo inspeção e manutenção no sistema elétrico da região para reduzir os impactos para os consumidores no período chuvoso.

A empresa alerta ainda que durante o período chuvoso, os consumidores podem perceber oscilações no fornecimento de energia. Estas ocorrências acontecem porque as descargas atmosféricas que atingem as redes de energia ativam a proteção do sistema elétrico que age de forma a extinguir o problema, evitando danos aos clientes e ao sistema elétrico.

A empresa orienta ainda que os consumidores tomem alguns cuidados com as instalações elétricas desuas unidades consumidoras e fiquem atentos aos riscos de choque.

Dicas de cuidados que podem ser adotados durante as tempestades.

·  Se ocorrer curto-circuito, o consumidor deve desligar o disjuntor para interromper o fornecimento de energia;

·  Televisão, computador, aparelhos de som e outros devem ser retirados da tomada preferencialmente com uso de calçados de borracha;

·  Só instalar, desligar ou remover antenas se o tempo estiver bom.

·  Não ficar em áreas descampadas.