Cultura

Mais de 30 imagens do artista Hector Julio Paride Bernadó, conhecido como Carybé, vão ser expostas em Gurupi a partir desta próxima terça-feira dia 13 de novembro. Os quadros retratam pessoas comuns e mostram o ser humano com a sua carga de trabalho e afetividade. A vernissage será a partir das 8h, com entrada gratuita.

A mostra faz parte do projeto Arte Sesc, que está completando 30 anos. “São três décadas levando arte e cultura para o interior do Brasil”, conta o curador da Galeria Sesc de Artes, Vone Petson.

As serigrafias nasceram a partir das aquarelas criadas para a abertura do especial realizado pela TV Globo para o Compadre de Ogun, originariamente episódio de Os Pastores da Noite, romance de Jorge Amado.

Carybé trabalha com a linha, o volume e o espaço. Seus traços simples formam figuras, frequentemente compostas de formas geométricas capazes de identificá-las, de captar sua essência num lampejo.

As imagens revelam cenas do cotidiano baiano: batismo, candomblé, cenas de bar, de rua, becos, ao lado de tipos populares como mães-de-santo e pescadores.

A vernissage da exposição estará no Sesc Ler de Gurupi, Parque Primavera, a partir das 8h. A entrada é franca.