Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) integra a Comissão Externa criada para visitar e conhecer a situação da reserva indígena Suiá-Missú, na região Araguaia do Estado de Mato Grosso.

Os moradores da região vivenciam a iminência de um conflito armado e a comissão quer conhecer e construir uma solução alternativa sobre o caso ao Governo Federal.

O Ministério Público Federal obteve provimento favorável ao pleito de ação civil pública que visa a desocupação de cerca de 165 mil hectares da área conhecida como Fazenda Suiá Missú, situada nos municípios de São Félix do Araguaia e Alto da Boa Vista, onde também moram 300 índios. Foi determinado o cumprimento provisório da desocupação da área onde há a reserva. O Tribunal Regional Federal suspendeu temporariamente a decisão, mas o ministro Ayres Brito determinou a suspensão da medida do TRF e deferiu a desocupação.

Há na região mais de seis mil pessoas que possuem títulos dessas terras e estão há mais de 30 anos lá instaladas. Essas pessoas estão diante da possibilidade de serem retiradas e sem solução alternativa definitiva. Há a preocupação com a possibilidade de ocorrer um conflito armado, uma vez que essas pessoas não querem entregar a terra. Essa área foi repassada ao Governo do MT há 30 anos para que essas pessoas pudessem se fixar.

O governo de MT ofereceu uma área de 100 mil hectares para que os indígenas, que serão recolocados na área Suiá Missú, pudessem se fixar, oferta inclusive aceita por eles, mas a situação ainda não foi definida. A comissão da Câmara visa avaliar a situação in loco para acompanhar o andamento dos acontecimentos.