Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em solenidade realizada na tarde desta última segunda-feira, 19, na sede da Procuradoria da República no Tocantins, a biblioteca da PR/TO foi oficialmente denominada Biblioteca Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva, em homenagem ao membro do Ministério Público Federal assassinado em cumprimento de seu dever em 1982. Considerado exemplo de coerência com os princípios democráticos e defesa do patrimônio público, Pedro Jorge teve sua atuação ressaltada pelo procurador-chefe da PR/TO, João Gabriel Morais de Queiroz. “Mesmo diante das ameaças recebidas por denunciar o desvio de recursos públicos que alcançam a soma de 30 milhões de reais em valores atuais, Pedro Jorge não se intimidou mesmo com o risco iminente à sua vida”, disse.

O novo espaço de estudos da biblioteca é adequado para proporcionar condições de estudo e consulta ao acervo a todos os seus usuários, internos e externos. Atualmente, a biblioteca da PR/TO conta com um acervo superior a dez mil obras, entre títulos relativos ao Direito e literatura brasileira. Para marcar o evento, foram lançados o carimbo comemorativo e o selo personalizado, lançado pelo Ministério das Comunicações por intermédio dos Correios. O lançamento dos selos pela bibliotecária Ana Maria Sanches e pelo procurador João Gabriel contou com a participação do diretor regional dos Correios, Paulo Werneck Barros Martins.

A imagem do carimbo comemorativo alusivo à comemoração é composta na moldura superior pela inscrição “Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Tocantins”, e na moldura inferior pela frase “21 anos semeando conhecimento”. No centro, consta a logomarca da Biblioteca Procurador da República Pedro Jorge de Melo e Silva, com a imagem de um livro aberto. O carimbo passa a compor o acervo do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, e servirá como registro do acontecimento na história da PR/TO. Durante 30 dias, as cartas postadas nas agências dos Correios de Palmas receberão este carimbo em seus selos.

Os selos trazem imagens de monumentos e paisagens naturais do Tocantins e circularão o Brasil, podendo chegar também ao exterior, propagando por meio de suas imagens e legendas o tema que originou sua criação.

Amigos do Bem

Durante a comemoração, o servidor da biblioteca, Ovídio Rodrigues, recebeu homenagem pelos anos de serviço prestados à PR/TO. Também foram entregues cerca de mil obras arrecadadas pela biblioteca entre os servidores da PR/TO que irão compor o acervo da Biblioteca Cidadã, projeto da Associação Amigos do Bem que tem por objetivo estimular o hábito da leitura entre a população palmense. Os livros foram recebidos pelo presidente da AAB, Cícero Guimarães. (Ascom MPF)