Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Koró Rocha Para Stalin Bucar, TCE deveria estar isento de qualquer condição político-partidária Para Stalin Bucar, TCE deveria estar isento de qualquer condição político-partidária
  • Josi Nunes pediu para que o parlamento faça uma análise minuciosa dos pareceres emitidos pelo TCE

Durante sessão da Assembleia Legislativa do Tocantins, na manhã desta quarta-feira, 21, a aprovação das contas do governador Siqueira Campos (PSDB), referentes ao exercício financeiro de 2011, foram criticadas por deputados de oposição, na tribuna da Casa. Stálin Bucar (PR) e Josi Nunes (PMDB) questionaram o parecer do Tribunal de Contas do Estado pela aprovação do balancete da atual gestão, depois de rejeitar os exercícios financeiros dos governos de Marcelo Miranda e Carlos Gaguim (PMDB)

Em discurso mais contundente, o deputado do PR, que vem constantemente questionando as decisões do Tribunal de Contas do Estado que, segundo ele, vem assumindo postura de apoio ao atual governador. “É um órgão que deveria estar isento de qualquer condição político-partidária. É preciso que isso acabe. É preciso que os membros deste tribunal entendam que eles não são e não poderão ser vinculados a partidos”, criticou.

Na oportunidade, Stálin questionou o fato de as contas de Siqueira terem sido aprovadas e a de seus opositores históricos – Marcelo e Gaguim, terem tido parecer pela rejeição na corte de contas do Estado. “Ele faz o parecer de acordo com a sua conveniência e não conforme é correto pelas normas dos órgãos técnicos. Se houver uma investigação em procedimentos do TCE, vai encontrar falhas que este Estado e o tribunal vão passar a maior decepção e vergonha em nível nacional”, disse.

Já a deputada Josi Nunes (PMDB) pediu para que o parlamento faça uma análise minuciosa dos pareceres emitidos pelo TCE com relação às contas dos ex-governadores e do atual gestor. “Que façamos uma comparação com o parecer pela rejeição das contas de Marcelo e de Gaguim, referentes aos anos de 2009 e 2010”, disse.

A deputada ainda revelou que as contas referentes ao exercício de 2010, durante gestão do governador Gaguim, já está na Casa desde o início deste ano, mas ainda não foi colocada em análise. “Estamos com as contas de Gaguim, referentes a 2010, nesta Casa, deste o início deste ano. Para podermos dar prosseguimento à este assunto”, concluiu.

Entenda

As contas referentes ao exercício financeiro de 2009 geraram grande polêmica durante sua análise por conta do pedido do ex-governador Carlos Gaguim de separar os balancetes referentes à sua gestão e à de Marcelo Miranda, compartilhadas naquele ano. Depois da negativa à separação, o TCE emitiu parecer pela rejeição das contas dos ex-governadores, derrubado na Assembleia Legislativa que votou pela sua aprovação.

Já os balancetes de 2010 dizem respeito ao exercício financeiro gerido somente por Gaguim e foram encaminhadas para a AL também com parecer pela rejeição, assim como as do ano anterior. Já no capítulo mais recente, o tribunal, ao contrário de suas decisões anteriores, emitiu parecer técnico pela aprovação das contas de Siqueira Campos, referentes ao primeiro ano da nova gestão do atual governador.