Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (SINTRAS-TO) quer que o governo cumpra o acordo firmado em ata assinada no dia 29 de Março deste ano, onde o executivo se compromete a pagar a revisão salarial anual aos servidores públicos da saúde do Estado.

O sindicato não vê outra saída, a não ser que o governo apresente uma contraproposta referente ao pagamento da data base de 2012, na reunião agendada para esta segunda-feira, 26, às 15h, na Escola de Gestão Fazendária.

A proposta, que o Governo deverá apresentar na reunião logo mais à tarde, será discutida e, também, definido os rumos desta negociação pelas entidades juntamente com os servidores do estado durante Assembleia Geral Extraordinária Conjunta, que acontecerá dia 28, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), em Palmas, às 14h.

Segundo a assessoria de imprensa do Sintras, não está descartada a ideia de uma greve geral, caso o governo continue afirmando que não pagará data-base o quanto antes e não der nenhuma definição da situação para as entidades de classe.

Ainda segundo a assessoria do Sintras, na última reunião as entidades de classe sugeriram ao governo algumas propostas sobre a reforma administrativa do Estado, as quais o secretário Lúcio Mascarenhas teria dito que iria analisar junto ao governador para validá-las, como a não renovação dos contratos que vencem neste mês de dezembro, e já empossando os candidatos que passaram no último concurso do quadro geral.

Segundo informação do Sintras, diariamente são recebidas várias ligações de servidores ansiosos para receber a data-base, pois, segundo o sindicato, como já tinha ficado certo desde o início do ano, eles têm seus compromissos financeiros para honrar e dependem desse pagamento.

O presidente do Sintras, Manoel Miranda, diz que é vergonhoso para o Estado firmar um acordo com os servidores e depois voltar atrás. “Cadê o respeito? Isso demonstra a desvalorização dos servidores e uma desorganização da administração estadual. Isso é uma vergonha”, ressalta Miranda.