Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A pedido do deputado federal Ângelo Agnolin, a Câmara dos Deputados ouve o ministro de Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann, nesta quarta-feira, 08, sobre as recentes interrupções no fornecimento de energia elétrica ocorridas no País. As comissões de Minas e Energia; de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e de Fiscalização Financeira e Controle querem saber as causas e as medidas que serão adotadas para evitar novos episódios dessa natureza no País.

Está prevista a presença de representantes das Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás, da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel e do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, entre outros.

Os parlamentares ressaltam que ocorrências dessa natureza acarretam problemas imensos ao destinatário final, o consumidor, desde a segurança aos prejuízos econômicos vultosos. Os Procons registram milhares de reclamações referentes à queima de aparelhos eletrônicos, atrasos em voos e transtornos no atendimento de serviços públicos, sobretudo procedimentos médicos nas unidades hospitalares.

Destacam também que o setor produtivo é sempre prejudicado, principalmente o setor alimentício, como supermercados e similares, que têm muitos de seus produtos perecíveis deteriorados.

Na avaliação dos parlamentares, panes dessa natureza comprovam que o sistema elétrico brasileiro tem se mostrado frágil, e a sociedade não pode conviver com incertezas quanto à confiabilidade desse sistema, em especial num momento pujante, de crescimento econômico e, portanto, de aumento de demanda.

Requerimentos similares foram encaminhados pelos deputados Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), que foram incorporados à petição do deputado tocantinense. (Ascom Agnolin com informações da Agência Câmara)