Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins apresentará na reunião do Conseagri – Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura a necessidade de investimentos no combate à brucelose, tuberculose e leucose bovina.  O encontro, com representantes das secretarias de Agricultura de todo o País, acontecerá nesta sexta-feira, dia 30, em Salvador - BA. Na ocasião, o secretário executivo da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Ruiter Padua, fará uma explanação sobre o tema.

A reunião será realizada no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a partir das 8 horas. Pela manhã, os secretários discutirão as pautas apresentadas pelos secretários de Minas Gerais, Sergipe, Piauí, Bahia e Tocantins. No período da tarde, os secretários participarão de palestras sobre Agricultura Familiar e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta.

De acordo com Padua, é preciso repensar as políticas nacionais de combate à brucelose, tuberculose e leucose bovina. “Vamos solicitar, que o Conseagri estude uma política mais eficaz de combate a estas doenças, que impedem a exportação da carne bovina para a União Aduaneira (Rússia, Bielorússia, Cazaquistão)”, afirmou.

Conseagri

O Conseagri é um conselho deliberativo, que tem por finalidade deliberar sobre todos os assuntos pertinentes ao desenvolvimento rural e agrário do País. Alguns dos objetivos do Conselho são a integração e a interlocução entre as Secretarias de Estado e do Distrito Federal; o estabelecimento de normas uniformes e harmônicas; a cooperação técnica e a troca de experiências entre as secretarias, dente outros.

Doenças

A brucelose é uma doença, que pode ser transmitida ao homem, causada por várias espécies de bactérias do gênero Brucella. A tuberculose bovina (TB) é uma doença animal crônica causada por uma bactéria designada pelo nome de Mycobacterium bovis (M. bovis), que está estreitamente relacionada com as bactérias que causam a tuberculose humana e aviária. A leucose é uma doença infecto-contagiosa causada por um retrovírus, que leva ao desenvolvimento de tumores em uma porcentagem dos animais infectados. (Ascom Seagro)