Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Começa nesta quarta-feira, 05, a Feira de Artesanato do Tocantins, Feira do Pequi 2012 no Bosque dos Pioneiros de 14 às 22 horas. O evento é uma realização do Instituto Araguaia Tocantins (IATO) e recebe o patrocínio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura no Edital de Incentivo à Cultura 2011-Prêmio Stuart de apoio a Feiras de Artesanato. A Feira tem como objetivo colaborar com artesãos que, por meio de habilidades manuais, criatividade e bom gosto, desenvolvem os mais variados produtos de forma artesanal, além de oferecer ótima oportunidade de negócios e vendas aos expositores.

Durante o evento seráoferecido várias peças do artesanato tocantinense, incluindo a culinária, os costumes e as danças típicas. Confirmando o fortalecimento do mercado de artesanato e da eficácia das feiras populares e proporcionando aumento de negócios em um tempo reduzido.

Para o presidente do Instituto, Wilson Silva, os editais de cultura oferecidos pelo Governo do Estado foram essenciais para o fortalecimento da proposta de disseminar o trabalho dos artesãos do Estado. “Por meio do Edital tivemos a possibilidade de fazer este trabalho, uma oportunidade de abrir novas frentes de comercialização dos produtos artesanais de diversas regiões do Estado. Este incentivo do governo conseguiu contemplar uma diversidade muito grande na área cultural e abrangeu vários focos do artesanato tocantinense”, finaliza Silva.

Serão disponibilizados 20 stands para os artesãos e 10 stands para alimentação e também será ministrada uma palestra para a criação da Associação Tocantinense de Artesãos com várias oficinas de artesanato gratuitas, além de shows regionais. A programação segue até o dia 07 de dezembro.