Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Mesmo com a chegada do final do ano, os empresários de Palmas (TO) não estão tão confiantes. É o que afirma a pesquisa que mede o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio – ICEC, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, em parceria com a Fecomércio Tocantins. Mesmo assim, o índice se mantém na zona de indiferença (100,0 pontos), nível ainda favorável para setor. Quando comparado ao mês de outubro, o índice caiu 1,7% (2,3 pontos).

Mas diferentemente do índice geral, quando perguntados sobre a expectativa para o próximo mês, os empresários mostram uma perspectiva bastante positiva. Para eles, a economia tende a melhorar muito (57,1%), assim como o setor de comércio (59,7%) e sua empresa (61,7%). Dos entrevistados, 71,8% esperam aumentar muito o número de funcionários em sua empresa, enquanto cerca de 9% acreditam ter que reduzir seu quadro de colaboradores.

Segundo o presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, essa esperança vinda do empresário para boas vendas é natural nessa época do ano. “Todos os anos vemos, ao chegar principalmente o natal, o aumento no volume de vendas nas lojas. Por isso, é natural o empresário esperar que o comércio tende a melhorar no mês de dezembro”, ressaltou.  

Outros dados importantes da pesquisa são a alta porcentagem de investimento nas empresas por parte dos empresários, 75,5% irão investir muito ou pouco, e 64% das empresas estão com o estoque adequado para o final do ano.

Já com relação a dados do mês de novembro, para 35,1% dos empresários a economia atual piorou pouco e 34% acham que melhorou pouco. Quanto ao comércio, a pesquisa mostra que 31,1% acreditam que melhoraram pouco o setor e os empresários, em sua maioria, disseram que a condição atual de sua empresa também melhorou pouco (49,3%).