Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Técnicos da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias – Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas – BA e Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento coletaram mais de 200 folhas de abacaxi para analisar o comportamento das espécies na região. A coleta foi realizada nesta segunda-feira (10), na Fazenda Roncador, município de Aparecida do Rio Negro onde atualmente são cultivados cerca de um milhão de pés do fruto na safra 2011/2013.

A propriedade foi escolhida pela Embrapa para o ensaio regional. De acordo com o pesquisador de melhoramento genético de Abacaxi da Embrapa, Davi Theodoro Junghans estão sendo realizados outros 11 ensaios em outras regiões do Brasil, produtoras do fruto. “Neste ensaio estão sendo desenvolvidos seis novos híbridos comparando com três variedades, o pérola (tradicional), smooth cayenne (havaiano) e o BRS Imperial (desenvolvido pela Embrapa). A análise será no laboratório da FACTO - Faculdade Católica do Tocantins, e deverá ser concluída com a colheita, dentro de seis meses, quando será feita a relação da folha ‘D’ coletada, com o tamanho final do fruto”, explicou.

Segundo o pesquisador da Embrapa Fruticultura e responsável técnico pelo PIF – Produção Integrada de Fruta no Brasil, Aristóteles Pires de Matos o objetivo é testar os híbridos para desenvolver uma nova variedade para o Tocantins. “O Estado é o 10º em produção nacional, mas é o primeiro em qualidade, pois possui o teor de açúcar e acidez que agrada o paladar do consumidor. O abacaxi tocantinense tem outro aspecto que agrada os produtores, que é o peso”. Matos ressaltou ainda que os novos híbridos também serão mais resistentes a doenças, principalmente a fusariose, a mais comum em todas as regiões do Brasil.

Para o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos o ensaio beneficia principalmente os produtores do fruto no Estado, pois irá mostrar a viabilidade de novas variedades. “O produtor terá outras possibilidades, com híbridos mais resistentes e de qualidade e sabor comparado ao pérola, variedade que destaca a produção tocantinense em todo País”, completou.

Dados

O Tocantins colheu na safra 2011/2012 cerca de 45 milhões de frutos em uma área de 1,5 mil hectares, variedade pérola . Devido aos bons preços, a previsão para a Safra 2012/2013 é que haja um aumento de 10% na área cultivada. (Ascom Seagro)