Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cidiane Carvalho

Representando a Frente Parlamentar da Cultura, a deputada federal Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO) participou na noite desta última quinta-feira, 13, da abertura oficial dos Fóruns Nacionais Setoriais, que também contou com a presença da ministra da Cultura Marta Suplicy.

Em seu discurso, Dorinha falou da dificuldade em liberar recursos para a Cultura e da necessidade em integrá-la com a Educação. A parlamentar falou também que, tanto a Frente Parlamentar da Cultura como a Comissão de Educação estão contando com a ajuda da ministra para que a área tenha mais destaque. “A Cultura é sempre a área que sofre contingenciamento de recursos em época de crises. A nossa expectativa é que, com a força política e a determinação da ministra Marta, a Cultura tenha a devida importância que merece e esteja sempre integrada à Educação”, disse.

A ministra respondeu à deputada que o Ministério da Cultura deve alcançar este ano 96% de execução orçamentária. Marta chamou a atenção para a recente aprovação do Sistema Nacional de Cultura, que vai criar bases sólidas para a implantação de políticas culturais no país, falou de projetos como o CEU das Artes – e dos planos de construir alguns deles no exterior – e do vale-cultura que vão trazer a marca da inclusão social pela Cultura para o governo Dilma. A ministra também falou da expectativa de o Brasil ter a cultura como um dos seus principais expoentes na construção de sua política externa.

Fóruns Nacionais Setoriais

O evento faz parte do processo de renovação dos Colegiados Setoriais e do Plenário do Conselho e acontece até o próximo dia 15. Aos Colegiados Setoriais são atribuídas uma série de funções, como discutir as políticas para cada setor, debater, analisar, acompanhar e fornecer subsídios ao plenário do Conselho para definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais.

A novidade dos Fóruns deste ano é a instalação de oito novos colegiados. São eles: arte digital, arquitetura e urbanismo, design, artesanato, patrimônio material, patrimônio imaterial, culturas afro-brasileiras e arquivos. Eles se somarão aos colegiados já existentes, que são os seguintes: artes visuais, circo, culturas populares, culturas indígenas, dança, moda, música, teatro e livro, leitura e literatura. (Assessoria de Imprensa)