Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Cetins ligou linha de distribuição de energia elétrica para atender a Itafós – a fábrica de fertilizantes do Projeto de Extração e Beneficiamento de Fosfato, instalada em Arraias, a 413 km de Palmas, na região sudeste do Tocantins. A energização da linha acontece apenas 8 meses depois do início da sua construção, em abril deste ano. “Esta linha tem uma grande importância para o Estado. Desde o seu projeto, a sua construção e o seu uso a partir de hoje. Foi planejada para possibilitar o desenvolvimento desta região; foi construída por um pool de empresas que gerou mais de 350 empregos temporários nas obras e a fábrica que ela vai atender é sinônimo de emprego, renda e desenvolvimento para os moradores da região”, assegura o gerente de projetos e construção da Celtins, Alberto Alves Cunha. 

A linha interliga a subestação de Peixe a fábrica da Itafós, em Arraias, onde foi construída uma subestação para atendimento da produção de fertilizantes. São 230 km de extensão com 822 estruturas de concreto, todas feitas numa fábrica que foi montada em Paranã, exclusivamente para a obra, que gerou mais de 100 empregos diretos para a população e produziu uma média de 6 estruturas por dia.

Além de atender a Itafós, que é o maior empreendimento atualmente em instalação no Tocantins, a linha de distribuição vai aumentar a capacidade de fornecimento e melhorar a qualidade da energia oferecida para a região, possibilitando seu desenvolvimento. “Os investimentos feitos pela Celtins na ampliação e qualidade do sistema elétrico do Tocantins trazem benefícios não só para os consumidores de energia elétrica, mas também para a população de um modo mais amplo. Todas as obras têm gerado empregos diretos e indiretos e ampliado a necessidade de mão de obra qualificada como eletricistas, eletrotécnicos, engenheiros”, lembra o superintendente Comercial da Celtins, Alankardek Moreira.