Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Rafael Motta

Foto: Rafael Motta

O Parque Cesamar em Palmas será cenário para a próxima parada do concerto musical Cantos e Recantos, da Orquestra Viva Música. A apresentação acontece às 17 horas de sábado, 1° de junho, e a entrada é franca. A iniciativa é da Associação Viva Música com patrocínio da empresa Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

A apresentação musical inclui a participação de um total de 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras. O repertório é composto por clássicos da música nacional, inspirados na cultura local, sempre em formato instrumental.

De acordo com o presidente da Associação Viva Música, o maestro Bruno Barreto, o projeto visa promover a interseção entre a música e os pontos turísticos do Estado do Tocantins. "A nossa proposta é levar um entretenimento diferenciado a destinos e pontos turísticos do Tocantins, de forma que tanto o turista quanto os moradores possam participar de uma programação diferenciada com música instrumental a céu aberto", explica o maestro.

Para o diretor de relações institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Moreira, apoiar eventos culturais é uma maneira eficaz de contribuir para a educação, inclusão e bem-estar social. “Acreditamos que a arte tem o poder de transformar e conectar pessoas. E é por isso que apoiamos este projeto tão importante para a música regional, que destaca a riqueza cultural da nossa comunidade e possibilita que nossos artistas locais possam destacar ainda mais”, afirmou o diretor.

Circulação

A última apresentação aconteceu na quarta-feira, 30, na Praça Leopoldo Bulhões, em Natividade. O público nativitano e turistas receberam o concerto musical com bastante acolhida. "É uma honra para a nossa cidade receber a Orquestra Viva Música que sempre que vem à Natividade nos traz muito mais do que entretenimento, mas também educação musical, afirmou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Bruna Menezes.

O foco educativo ao qual a secretária se refere inclui o workshop musical, que a Orquestra leva a todos os municípios da circulação. Em Natividade, o público recebeu o workshop Educação Patrimonial e Turística- Memórias e Resistência com a professora Valdirene Gomes. "Trouxemos a importância da preservação do patrimônio material e imaterial, de guardar a memória dos nossos mestres e ancestrais", declarou a professora.

A raizera e benzedeira nativitana Felisberta Pereira da Silva esteve na apresentação com seu grupo de dança Mãe Ana, que se apresentou na abertura do evento juntamente do Grupo Mestre Patricinho, de Chapada de Natividade. "A Orquestra Viva Música sempre que vem a Natividade faz questão de abrir palco para nossa gente e foi uma honra para nós abrir esse concerto lindo com a nossa sussia", ressaltou Dona Felisberta.

Quem também esteve na apresentação foi os instrumentos da Banda Mestre Lídio, uma orquestra de Natividade formada por crianças e adolescentes. "Foi muito bacana assistir porque inspira a gente a se tornar mais profissional, estudar mais e, quem sabe um dia, ser como eles", afirmou o jovem Juan Santos, de 13 anos, que toca saxofone.

O maestro da Banda Mestre Lídio, Leonel Silva Aguiar, levou seus alunos ao concerto e afirmou que o projeto agrega a democratização do acesso à Cultura. “São crianças e adolescentes que residem no interior do Estado e que, dificilmente, teriam acesso a esse trabalho musical de tamanha qualidade se não fosse esse projeto. Estamos todos encantados”, afirmou o maestro.

Projeto

As apresentações ocorrem em pontos turísticos de cada município contemplado, como praças, igrejas e outros locais públicos. Além dos concertos musicais, todas as cidades recebem workshops educativos sobre a música tocantinense e a produção de materiais audiovisuais para divulgação do evento e do patrimônio do Estado.

A caravana já passou por Arraias, Dianópolis, Natividade. A próxima apresentação acontece no dia 8 de Junho, em Porto Nacional, e posteriormente em Mateiros. Todas as apresentações contam com audiodescrição, espaços com acessibilidade e interpretação em Libras.

Concerto

A apresentação musical conta com interpretação dos músicos da Orquestra Viva Música, sendo 15 instrumentistas, como contrabaixo, piano, violão, bateria, metais e madeiras. O repertório é composto por clássicos da música nacional, inspirados na cultura local, sempre em formato instrumental.