Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Na noite desta última quarta-feira, 02, aconteceu a posse coletiva dos secretários municipais que compõem a nova gestão do prefeito eleito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB). A solenidade ocorreu no Centro Cultural Mauro Cunha que ficou lotado por autoridades e comunidade, que fizeram questão de conhecer os novos secretários de Gurupi.

Em seu discurso, o prefeito Laurez Moreira destacou a importância da participação da população na construção de uma cidade, mais limpa e organizada e lamentou a maneira que a administração anterior deixou a cidade.

“Vamos deixar no passado as fofocas e as brigas. Gurupi merece uma nova fase de respeito e cuidado com o que é público. Foi deixado mais de R$ 1 milhão de dívida com folha de pagamento do mês de dezembro e 13º salário dos servidores”, disse o prefeito, pedindo  empenho e muito trabalho aos titulares das pastas.

Participaram da solenidade de posse o presidente da Câmara de Vereadores, Cabo Carlos (PT), e os vereadores Walter Junior (PSDB), Gleydson Nato (PR), Wanda Botelho (PR), Marilis Chaves (PDT), Ataíde (PPS) e Ivanilson Marinho (PMDB), Valdônio Rodrigues (PSB), Wendel Gomides (PDT), Erley de Lima Brito (Lêca) (PSB); e outras autoridades.

Já na tarde desta quinta-feira (03/01), o prefeito Laurez Moreira realiza a cerimônia de posse do presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, a partir das 15 horas, no Centro Administrativo da Unirg.

Confira abaixo, a lista completa dos nomes de todos os secretários, juntamente com um breve perfil de cada um deles. 

Perfis

Carlos Barcellos – Secretário de Habitação

Cursou Economia e Zootecnia, pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. É pós-graduado em Gestão Empresarial de Negócios. Com espírito empreendedor mudou-se para o Norte em 1975 onde vem desenvolvendo importantes projetos na gestão pública:

- Em 1989 Foi Deputando Constituinte;

- Em 1989 foi o primeiro secretário da Secretária da Agricultura, sendo responsável pela criação e implantação do Ruraltins e Adapec;

- Em 1995, atuou como Secretário Executivo da SEPLAN (Secretaria de Planejamento) onde implantou o conselho de Ciência e Tecnologia e assumiu o cargo de primeiro secretário de Ciências e Tecnologia do Tocantins

- 2001, elegeu-se ao cargo de vice-prefeito municipal de Gurupi, ao lado de João Cruz. Atuou como secretário municipal de agricultura.

- Em 2008, ocupou o cargo de vice-prefeito de Gurupi ao lado de DR. Abdalla. E neste mandato ocupou o cargo de secretário municipal de agricultura e meio ambiente e presidente do Plano Diretor da Cidade.

Augusto de Rezende – Secretário de Administração
Graduado em Ciência da Computação pela PUC Goiás. Especialista em Informática e Educação pela Universidade Federal de Lavras/MG. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté/SP .

Atualmente é professor Adjunto do Centro Universitário UNIRG, nas cadeiras de Sistemas, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação, como também coordena pela Reitoria o planejamento operacional e estratégico dos órgãos vinculados à Academia. Consultor e facilitador do SEBRAE Tocantins e Nacional nas atividades de Tecnologia da Informação e Inovação. Atuou como Analista de Sistemas no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás e também na Assessoria Técnica de Informática e Telecomunicações da Polícia Militar do Estado do Tocantins. Em Gurupi foi coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da Fundação Unirg, coordenando projetos de implantação de sistemas de gestão e tomada de decisões. Participou como coordenador de equipe da estruturação e criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Município de Gurupi.  

Gerson Jose de Oliveira – Secretário de Infraestrutura
Natural de Nova América (GO), é casado pai de dois filhos, mora em Gurupi desde 1993. Formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Goiás e especializado em produção pelo CNPQ. Tem experiência como administrador quando assumiu a direção de uma empresa rural em Aruana (GO), em 1990, e no ano seguinte participou da fundação da empresa Nutribem Nutrição Animal, em Gurupi, onde trabalha atualmente e é sócio.  Atualmente presta assessoria técnica em vários projetos de agronegócios da região Sul do Tocantins. 

Eurípedes cunha – Secretário de Educação

Eurípedes Fernandes Cunha, natural de Morrinhos-GO, Servidor Público Estadual Efetivo com 21 anos de Carreira na Educação Estadual, possui Curso Técnico profissionalizante Magistério pelo Centro Educacional de Niterói – RJ, é graduado em Direito pela fundação UNIRG e Pós Graduando em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, atuou 08 anos nas áreas técnicas Administrativas e Financeira na SEDUC em Palmas, em Gurupi foi Coordenador de Administração e Finanças da Diretoria Regional de Ensino por 03 anos e posteriormente Diretor Regional de Ensino por 05 anos.  

Gutierres Torquato – Chefe de Gabinete

Gutierres Borges Torquato, 28 anos, nasceu em Uruaçu ⁄ Goiás, e aos 02 anos de idade juntamente com sua família mudou-se para Gurupi, em 2008 casou-se e concluiu o curso de Fisioterapia na UNIRG, e atualmente é acadêmico do curso de Direito. Exerceu o cargo de Coordenador Financeiro da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar- FETRAF⁄TO, por 04 anos. Foi coordenador da campanha para Deputado Federal em 2010, na região sul do Estado. Coordenador de Finanças da Comissão Provisória do Partido Socialista Brasileiro-PSB em Gurupi.

Como presidente atuante do Instituto Juarez Moreira desde 2009, implantou vários projetos nas áreas social, cultural e educacional, com cursos de qualificação profissional de fácil acesso para a população carente, alem de expandir esse trabalho para outros municípios. Paralelamente a este trabalho desde 2009 exerce o cargo de Assessor Parlamentar do Deputado Laurez Moreira; e em junho deste ano foi convidado pelo então deputado, hoje prefeito eleito, para engajar o maior projeto da historia de Gurupi, o qual exerceu o papel de coordenador geral da campanha eleitoral.

João de Queiroz Neto – Secretário de Planejamento e Finanças

Brasileiro, Casado, 56 anos, formado em Bacharelado Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás - UFG, no ano 1993, especializado em Eletrotécnica. No ano de 1996 exerceu o cargo de secretário municipal de Infraestrutura de Gurupi até o ano de 1992. Entre 1999 e 2000 foi secretário Estadual de Infraestrutura do Tocantins, no cargo de fiscal de obras na região Sul. Já entre 2005 e 2006 foi secretário Estadual do Governo prestando serviço na área de assessoramento direto. E entre os anos de 2007 e 2011 foi diretor de circulação regional de trânsito de Gurupi, do Detran. 

Thiago Lopes Benfica – Procurador Geral do Município

Advogado, natural de Goiânia (GO), casado, pai de duas filhas e um enteado, fixou residência em Gurupi no ano de 1996, graduado em Direito pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi (Fafich), inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Tocantins desde o ano de 2003, militando nos ramos do Direito Público e Empresarial. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce-MG, no ano de 2004. Pós-graduado e diplomado em política e estratégia, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente está concluindo o curso de pós-graduação em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral, pela UFT. 

Dolores Nunes – Secretária de Desenvolvimento Social

Nascida em Natividade do Tocantins, ela é gurupiense de coração e ajudou na construção desta cidade com muita garra e determinação ao lado de seu Falecido marido Jacinto Nunes ex-prefeito de Gurupi.

Dolores Nunes teve vários Mandatos na Câmara dos Deputados; Deputada Federal, 1995-1999, TO, PP. Deputada Federal, 2001-2002, TO, PFL entre outras atividades Partidárias como; Presidente, Diretório Municipal do PMDB, Gurupi, TO; Presidente, Diretório Municipal do PTR, Gurupi, TO; Presidente, Diretório Municipal do PP, Gurupi, TO; Segunda-Vice-Presidente, PP, Palmas, TO; Presidente, Diretório Municipal do PSB, Gurupi, TO.

Ela exerceu também atividades Profissionais e Cargos Públicos: Professora do Estado, Gurupi, TO, e Trindade, GO; Presidente, Fund. Educacional, Gurupi, TO; Advogada, Gurupi, TO, 1979-1982; Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988; Recentemente, em 2010, Dolores foi secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins. 

Núbio Brito – Secretário de Comunicação

Jornalista, natural de Gurupi, casado, pai de cinco filhos e tem uma neta. Trabalha na comunicação desde 1986, quando implantou o primeiro programa de esporte na Rádio Araguaia FM da Organização Jaime Câmara (OJC). Em seguida trabalhou como produtor executivo e apresentador do JA 2 da TV Anhanguera. Durante 10 anos foi coordenador de telejornalismo da Redesat. Em 2009 foi assessor de imprensa da Prefeitura de Aliança do Tocantins e em 2010 esteve à frente da comunicação da Prefeitura de Porto Nacional. No início de 2011 voltou a ser convidado para coordenar o telejornalismo da TV Anhanguera na regional de Gurupi. É autor do livro “Tranqueira, Memórias de meu velho pai”, obra que retrata a chegada de seu pai Rômulo Leitão Brito, em Gurupi, em 1955.

Sérgio Vieira Marques – Soró – Secretário de Esporte, Juventude e Turismo

Sérgio Vieira Marques – Soró, tem 49 anos, nascido em Santa Filomena (PI), filho de Manoel Marques de Sena e dona Olindina Vieira Marques. Há 30 anos reside em Gurupi. Divorciado, pai de quatro filhos. Possui ensino superior incompleto. Soro já foi vereador por dois mandatos e é ex suplente de deputado estadual. Ex atleta Soró é bastante conhecido no meio, foi o primeiro atleta a representar o Tocantins em competições nacionais como a Corrida de São Silvestre, participando em seis edições. Recebeu vários prêmios como atleta destaque do Tocantins, a exemplo do troféu Mané Garrincha.

Soró tem experiência na gestão pública, pois já trabalho na prefeitura de Palmas, na administração estadual e também já foi funcionário do Senado Federal. 

Moacir Bruzon – Secretário de Abastecimento e Cooperativismo

Moacir Bruzon é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura de São Paulo e já atuou como secretário municipal de agricultura da cidade de Jandaia do Sul (PR), no ano de 1989, onde também foi radialista e comandou o grupo de comunicação da Rádio Cidade por 12 anos. Foi eleito prefeito de Jandaia do Sul com mandato entre os anos de 2004 e 2008.

Há 18 anos investe no Tocantins na área do agronegócio e possui propriedades rurais na região de Dueré. Em 2010 foi coordenador da campanha do PSB em Palmas e região e neste ano atuou na campanha de Laurez Moreira como assessor político. 

Pedro Dias – Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente

Pedro Dias Corrêa da Silva é Mineiro da cidade Januária, região Norte do Estado de Minas Gerais, é casado, 4 filhos, 1 neto e mora em Gurupi há 32 anos. É formado em Engenharia Agronômica pela UFGO e pó-graduado Administração Rural pela UFLA/MG. É empresário na área de Engenharia Ambiental, possui empresas prestadoras de serviços em vários empreendimentos de produção de energia, nos estados do Tocantins, Pará, Rondônia e Maranhão. Foi Subsecretário de Agricultura e Pecuária no governo do Dr. Moisés Avelino, onde também acumulou o cargo de Diretor Administrativo da atual UFTO, sendo um dos responsáveis pela criação do CAMPUS de Gurupi. Sua última participação no serviço público foi como Diretor de Parques e Jardins no governo do então Prefeito Tadeu Gonçalves. 

Diego Agnolin – Secretário de Saúde

Diego Lorenzi Agnolin, nascido e criado em Gurupi (TO), formado em medicina pelo Centro Universitário Unirg, no ano de 2012. Iniciou residência médica em medicina de família e comunidade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Durante sua trajetória acadêmica foi líder estudantil onde participou de vários e grandes movimentos como presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unirg. Atuou como coordenador da região Sul do Tocantins do deputado federal Ângelo Agnolin. (Assessoria de Imprensa)