Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Márcio Vieira

O Governo do Estado vai apresentar aos sindicatos de servidores públicos uma nova proposta para pagamento da revisão geral anual, a data-base. O anúncio foi o resultado da reunião entre o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, com representantes de 14 sindicatos, na tarde desta quarta-feira, 9, no Palácio Araguaia.

Na reunião, Eduardo Siqueira Campos informou aos sindicatos que o Governo vai rever a proposta de pagar a data-base em duas parcelas, sendo 2,7% em maio e 2,7% em setembro e analisar a possibilidade de antecipar o pagamento e realizá-lo em parcela única, além de discutir os meses retroativos à aplicação da data base.

“O governo atravessa essa complicada situação financeira, com queda nos repasses do FPE [Fundo de Participação dos Estados], mas tenho certeza de que vamos encontrar uma solução que seja viável, tanto para o governo quanto para os servidores”, garantiu Eduardo.

Uma nova reunião entre o Governo e os sindicatos ficou acertada para este quinta-feira, 10, no Palácio Araguaia, quando será apresentada a nova proposta de pagamento da data-base.

A disposição do Governo em continuar as negociações com os sindicatos foi elogiada pelo presidente do Sisepe – Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins, Cleiton Pinheiro. “As entidades estão flexíveis, queremos um meio termo. Os dois lados devem ceder e é esse exercício que deve ser feito. Temos certeza de que sairemos com um acordo bom para todos”, afirmou Pinheiro.

O presidente do Sindifiscal – Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual, Carlos Ramos, também acredita numa proposta que contemple a dificuldade financeira do Governo com a garantia dos direitos dos servidores. “Estamos receptivos a trabalhar um ponto de equilíbrio, algo que contemple o governo e que esteja de acordo com os sindicatos”, afirmou.

Estiveram presentes os representantes dos seguintes sindicatos: Sisepe – Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins; Sintras – Sindicato dos Trabalhadores em saúde do Estado do Tocantins; Sinpol - Sindicato dos Policiais Civis; Sindifiscal - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; Sintet - Sindicato dos Trabalhadores em Educação; Seet - Sindicato os Trabalhadores em Enfermagem; Afopmeto - Associação Fraterna dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares; Asmir - Associação dos Sub-tenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiros Militar; Sindare - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual; Sindiperito - Sindicato de Peritos Oficiais; Sinpef  - Sindicato dos Profissionais da Educação Física; Sicideto - Sindicato dos Cirurgiões Dentistas e Associação Estadual de Cabos e Soldados.