Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Projeto São João de Irrigação

Projeto São João de Irrigação Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro Projeto São João de Irrigação Projeto São João de Irrigação

Com o intuito de discutir as novas medidas de renegociação das dívidas dos projetos agrícolas do PNCF - Programa Nacional do Crédito Fundiário, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da coordenação do Crédito Fundiário, se reunirá com consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O encontro será realizado nesta quinta-feira, dia 10, a partir das 14h, no auditório da Secretaria, em Palmas.

Dentre os temas da reunião, está a mudança ocorrida na última segunda-feira, dia 07, com a publicação da Resolução nº 4.178, que garante vários benefícios aos pequenos produtores. O coordenador do Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças da Costa, explicou que as mudanças são notórias e benéficas. “Na Resolução anterior, a 4.029, os juros variavam de 2% a 5% e as parcelas eram limitadas em apenas seis”, comenta, acrescentando que a resolução atual, a 4.178, o juro foi reduzido de 0,5 a 2% e as renegociações ocorrerão em todas as parcelas vencidas e vincendas, até o dia 28 de junho de 2012, dentre outros benefícios.

Durante a reunião, o grupo também tratará do levantamento das pendências existentes no Estado, que contabilizou 373 projetos inadimplentes. Além disso, será discutida uma agenda de trabalho da Seagro para alcançar adesão dos produtores à nova renegociação das dívidas. O prazo para adesão segue até o dia 28 de março de 2013.

De acordo com o coordenador do Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças da Costa, até o momento 22% dos contratos aderiram à resolução anterior, nº 4.029 e efetuou o pagamento da dívida.  

Encontro

A reunião contará também com representantes da Delegacia Federal no Tocantins do MDA, Federação dos Trabalhadores Rurais e Banco do Brasil.