Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A tocantinense Izabel Borges da Silva, 18 anos, é a estudante selecionada para participar de 03 semanas de estudos nos Estados Unidos. Ela viaja nesta sexta-feira, 11, juntamente com outros 36 estudantes brasileiros, que fazem parte do Programa Jovens Embaixadores. 

Isabel cursa o Ensino Médio Integrado em Informática no Campos Palmas do IFTO - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins. Ela foi aluna do Colégio CAIC, em Palmas e semifinalista do Programa Calderão do Hulk, em 2009.

Na primeira semana de viagem, os estudantes vão visitar escolas e conhecer projetos sociais em Washington, em seguida, os jovens serão divididos em subgrupos e visitarão diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedadas em residências de famílias locais. Nesse período, eles frequentarão aulas em colégios de Ensino Médio, participarão de atividades de voluntariado e participarão de reunião com autoridades do governo e lideres de ONGs. Isabel fará o intercâmbio na cidade de Charlotte, North Carolina.  

Programa Jovens Embaixadores

A estudante concorreu com outros 15 tocantinenses que se submeteram a provas escritas, orais e de melhor projeto de voluntariado. O intercâmbio foi criado no Brasil em 2002 e é aplicado em outros 16 países. Promovido pela Embaixada dos EUA, a iniciativa tem como parceiros: FedEx, Merck Sharp & Dohme, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação, Centros Binacionais e Ministério da Educação. 

O programa Jovens Embaixadores é voltado para jovens da rede pública de ensino que tenham perfil de liderança e consciência de cidadania. O programa não visa apenas dar aos jovens a chance de viajar para os Estados Unidos ou aprimorar o inglês. A ideia é que os participantes transformem-se em embaixadores que fortalecerão os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil.(Ascom Seduc)