Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Prefeito Carlos Amastha e primeira-dama Glô Amastha durante visita ao Sítio Beija Flor

Prefeito Carlos Amastha e primeira-dama Glô Amastha durante visita ao Sítio Beija Flor Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves Prefeito Carlos Amastha e primeira-dama Glô Amastha durante visita ao Sítio Beija Flor Prefeito Carlos Amastha e primeira-dama Glô Amastha durante visita ao Sítio Beija Flor

O prefeito Carlos Amastha (PP), acompanhado da primeira-dama Glô Amastha e do secretário interino de Agricultura, pastor Neymar Tavares, visitou na tarde desta segunda-feira, 14, o Sítio Beija Flor II. No local são produzidas flores tropicais em Palmas. 

Com formas exóticas, cores vivas e texturas diferenciadas, as flores tropicais conquistaram o coração de 18 produtores que as cultivam em solo palmense e formam a Associação de Produtores de Flores, Folhagens e Sementes Tropicais de Palmas (Astropicais). 

Durante a visita, a proprietária do sítio, Ivete Zanette Borges, explicou ao grupo que o plantio de flores na propriedade iniciou como um hobby. “Há cerca de cinco anos comecei este projeto como um sonho, uma terapia. Hoje vejo o potencial que Palmas tem de produção e o enorme mercado que se apresenta na capital”, afirma a floricultora. 

“Estamos muito felizes por saber que Palmas possui vocação também para a produção de flores. A cidade tem um cinturão verde que precisa ser fortalecido e valorizado, pois é peça fundamental para o crescimento econômico como um todo”, afirmou Amastha. O prefeito acrescentou ainda que “as flores possuem alto valor agregado e podem ser produzidas em nossa capital o ano inteiro”.  

Em conversa com os produtores, o gestor foi convidado a visitar a Central Flores, um espaço com 12 boxes, voltado à comercialização de flores tropicais, construído no Espaço Popular Mário BezerraCavalcante (Feira da 304 Sul). O espaço é resultante de uma parceria entre Prefeitura de Palmas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Astropicais. “Na Central vamos vender flores diretamente para o consumidor todos os dias da semana das 16 às 22 horas”, explicou Marcino Pereira Lima, presidente da Associação Astropicais.

Parcerias 

A anfitriã, Ivete Zanette, recebeu o prefeito acompanhada do esposo Vaídes Borges, do superintendente substituto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Tocantins, Eustáquio Ferreira dos Santos e do pesquisador da Embrapa - TO, Gustavo Campos, ambos parceiros da Astropicais.

O representante do Ministério da Agricultura frisou a importância das parcerias para o fortalecimento da atividade. “A parceria entre Prefeitura e produtores é muito importante para que este pequeno grupo se fortaleça e possa assim tornar Palmas um grande polo produtor de Flores Tropicais. Agradecemos ao prefeito Carlos Amastha a demonstração de interesse pela atividade logo em seus primeiros dias de gestão”, destacou. (Secom Palmas)