“Desde a primeira vez em que vi este local imaginei torná-lo um espaço útil, em trazer um equipamento público para dar vida a um lugar tão mal aproveitado”. Com esse tom de discurso, o prefeito Carlos Amastha (PP) iniciou a coletiva de imprensa que ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, no Centro de Convenções Parque do Povo, ocasião em que empossou novos auxiliares, assinou decretos e anunciou a reforma no prédio do Parque do Parque do Povo, que passará a abrigar a Agência de Turismo e a Fundação do Esporte.
O valor previsto para a reforma do Parque do Povo é de R$ 1,1 milhão oriundos de dois convênios assinados anteriormente. Esse valor será licitado e aplicado nos seguintes serviços: drenagem, complemento da pavimentação, iluminação do estacionamento, implantação da subestação de energia, paisagismo, duas guaritas e reservatórios de água.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, já estão sendo viabilizados recursos para reforma de outras estruturas necessárias para o pleno funcionamento do Parque do Povo, tais como: reforma de dois sanitários e dois auditórios, que devido à falta de manutenção, não estão em condições de uso.
Comissões para análises
Durante a solenidade, o prefeito instituiu uma comissão para análise dos “Termos de Concessões de uso e ocupações das áreas públicas e permissões ou autorizações de uso dos quiosques”. Esta comissão será composta por um membro das seguintes secretarias: Desenvolvimento Econômico e Emprego, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Secretaria de Transparência e Controle Interno, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Instituto de Planejamento Urbano de Palmas. Dentre as missões da comissão, a primeira delas é a de apresentar, no prazo de 30 dias, um relatório detalhado em relação ao uso e ocupação dos quiosques na Capital.
Outro decreto assinado pelo gestor municipal também instala comissão para avaliar o uso das áreas concedidas no Distrito Industrial de Taquaralto. A medida entra em vigor nesta data, e terá o prazo estipulado de 30 dias para apresentar relatório detalhado sobre a situação fundiária das áreas do Distrito. A comissão conta com membros das seguintes pastas do governo municipal: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Secretaria de Assuntos Jurídicos, Secretaria de Transparência e Controle Interno, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas. “O espaço público e o equipamento público têm de ser bem usado, e tem que cumprir o papel a que se destina, por isso, necessito de uma análise aprofundada feita por uma equipe técnica e capaz”, disse o prefeito.
Geração de Renda
Outro ponto em que o gestor foi bem enfático, durante sua explanação, foi à geração de renda para os palmenses, como um ponto essencial destas políticas de reorganização do bem público. “Precisamos, nestes locais, aplicarmos políticas de desenvolvimento econômico realmente eficazes, que possam ser geradores de renda para a população”, afirmou Amastha. (Secom Palmas)