Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Mariana Di Pietro

Foto: Mariana Di Pietro

A candidata a prefeita de Palmas pela coligação “União de Verdade”, Janad Valcari (PL), anunciou em primeira mão, em sabatina na Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), nesta sexta-feira, 18, proposta ao Governo do Estado para investir R$ 30 milhões no Distrito Industrial de Taquaralto. Segundo a liberal, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) garantiu a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica para destinar o recurso, por meio da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Palmas.

Janad propôs criar o Programa Pró-Indústria Palmas, que dará segurança jurídica, incentivos fiscais e infraestrutura para os empresários que querem investir nos distritos industriais da capital. “Vamos resolver isso, colocando à mesa os empresários, o Governo, a prefeitura, a Fieto, a Acipa e outras entidades de classe. E vamos montar um plano de ocupação desses distritos com investimentos em parceria com o Governo do Estado”, garantiu.

Diálogo

Para Janad, um dos principais gargalos enfrentados pelos empresários palmenses é a falta de diálogo da atual gestão e das anteriores com o setor. Para resolver isso, Janad reafirmou seu compromisso de colocar à frente da Secretaria um empresário, que conheça “as dificuldades e alegrias” de empreender.

Janad disse que vai ouvir as dificuldades enfrentadas pelo empresariado, desburocratizar o licenciamento ambiental e a emissão de Alvará de Funcionamento, criar linhas de crédito no Banco do Povo, reestruturar o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) e o Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep).

Avenida Tocantins

Para a liberal, foi a falta de diálogo entre o poder público de Palmas com os empresários que levou o caos à Avenida Tocantins, em Taquaralto, um dos principais centros comerciais da capital. Ela garantiu que o local será revitalizado, após ouvir os empresários locais, com banheiros públicos, estacionamentos adequados e posto da Guarda Metropolitana. “Se eu não resolver os problemas da Avenida Tocantins, eu renuncio ao meu mandato”, desafiou.

Orçamento

Segundo a candidata, além da falta de diálogo, a atual gestão nunca destinou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico um orçamento adequado para atender às demandas do setor. Janad garantiu que vai destinar mais recursos ao órgão. “O município tem orçamento de mais de R$ 2,5 bi. E tenho apoio político, para fazer convênios e parcerias, com recursos de emendas parlamentares, das bancadas federal e estadual, que somam milhões de reais; o Governo estadual e federal. Enfim, dinheiro não falta; basta a gestão ter vontade de fazer, e isso eu tenho de sobra”, concluiu.