Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com entrega prevista para breve dos 17 km que ligam Xambioá-TO ao complexo industrial do Grupo Votorantim naquele município, o Governo Estadual estima somar à atual malha viária asfaltada mais 14 trechos de rodovias em diferentes pontos do Estado, assegurou na véspera de reunião do secretariado com o governador Siqueira Campos nesta terça-feira, 22, o secretario da Infraestrutura, Alexandre Ubaldo.

Os trechos de ligação asfáltica que requerem conclusão para este ano por parte do Executivo Estadual se referem, em sua maioria, de acordo com o titular da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinf), aos trechos de obras não concluídos em gestões anteriores e que têm preocupado o atual governo, já que a população tem sido prejudicada com a interrupção das obras, enfatiza o secretário.

A mais recente destas obras interrompidas e que foi finalizada e liberada ao tráfego na semana passada é a TO-348, entre Luzimangues/Palmas, na TO-080, e a BR-153 em Barrolândia, beneficiando diretamente aquela população e de vários assentamentos rurais, fazendas, chácaras e outros projetos em andamento na margem esquerda do Lago da Usina Luís Eduardo Magalhães.

Para alcançar sua meta, o governo segue em sua determinação de continuar em parcerias que envolvem, entre outros o BNDES – Banco de Desenvolvimento Econômico e Social e o Banco Mundial, além da iniciativa privada. É o caso da Votorantim, em Xambioá. Ali a empresa participa da parceria cedendo cimento para ser adicionado à massa asfáltica, para que o teor da pista se torne mais reforçado, capaz de suportar o peso dos caminhões com milhares de toneladas do produto, a ser escoado para outras regiões do Estado e do País. (Secom)