Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lia Mara

Secretários de Estado e 16 prefeitos tocantinenses discutiram na tarde desta quarta-feira, 23, políticas públicas e ações conjuntas entre o Governo e municípios. A reunião é mais uma etapa da proposta de construção de agenda institucional entre Governo tocantinense e prefeituras, iniciativa lançada no Encontro do Governo do Estado com Prefeitos Eleitos, em dezembro, na capital. Na reunião dessa quarta-feira, o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, reafirmou aos prefeitos que o governador Siqueira Campos determinou aos secretários que não meçam esforços para atuar em conjunto com os chefes de Executivo municipal. "Os secretários já estão orientados a atendê-los. Cabe aos prefeitos fazer o pedido nas secretarias, discutir as ações e iniciativas em conjunto", declarou.

Entre os temas discutidos estavam reivindicações dos municípios nas áreas de saúde, educação e infraestrutura. O secretário Eduardo Siqueira ressaltou que o Governo entrará na "fase municipalista". "Compromissos feitos por vocês é compromisso do Estado. Estaremos juntos, num pacto pelo fortalecimento dos municípios." Ainda conforme Eduardo Siqueira, independente da sigla ou da base de apoio do prefeito na eleição, o Governo buscará parceria com todos. "Independente de o governador ter subido no palanque de um dos senhores ou de outros que, por ventura foi adversário, não tem problema! Vamos pensar em trabalho, trabalho, trabalho", declarou.

Repercussão

O prefeito de Rio dos Bois, Jesus Reis, disse que espera apoio do Governo do Estado para a aquisição de ônibus escolares. Segundo ele, o Município tem apenas um veículo para esse tipo de transporte, o que não é suficiente. “Com a parceria do Governo os municípios vão sair do buraco em que se encontram”, avaliou ao ressaltar que as dificuldades em Rio dos Bois coincidem com dificuldades de outros municípios.

Em Axixá, no Norte do Estado, conforme o prefeito Auri-Wulange, “a frota está sucateada, o Executivo Municipal está com grandes débitos no INSS, as ruas estão intrafegáveis e não há capacidade de investimentos”. Em um cenário como esse, a parceria com o Governo do Estado é fundamental e por isso, na opinião do prefeito, as expectativas para o relacionamento institucional com a administração estadual são as melhores. “Essa abertura que o Governo está dando aos Municípios é a tábua de salvação para as prefeituras. Vemos que o Governo está enxergando essa crise nos municípios”, disse.

Também participaram do encontro os prefeitos Enoque Postilho, o Professor Enoque (Nova Rosalândia), Gesiel Orcelino dos Santos (Oliveira de Fátima), Francisco José Ferreira Lima, o Dedé (Monte Santo), Claiton José Georgete (Silvanópolis), Wilmar Pugas (Lizarda), Claudoir Bento (Marianópolis), Jonas Carrilho (Itaporã), Manoel Palma (Pium), Paulo Roberto Toledo, o Dr. Paulinho (Pequizeiro), Pedro Clésio (Colmeia), Wagner Coelho de Oliveira, o Wagmer da Gráfica (Formoso do Araguaia), Deusimar Amorim (Aparecida do Rio Negro), José  Pedro Sobrinho, o Zé Pedro (Nova Olinda) e Erisvaldo Resplandes de Araújo, o Preto (Cachoeirinha).

Entre outras autoridades, a reunião contou com a presença dos deputados estaduais Júnior Coimbra, Ricardo Ayres, Iderval Silva, Vilmar do Detran e Jorge Frederico; os secretários de Estado Lúcio Mascarenhas (Administração), Danilo Mello (Educação), Olyntho Neto (Juventude), Arrhenius Naves (Comunicação) e Nelson Torezani (Coordenação de Políticas Públicas); os secretários executivos José Ribamar Maia Júnior (Infraestrutura), Ricardo Dantas (Educação), José Gastão Neder (Saúde) e Maria Teresa Rocha (superintendente de Apoio ao Governador). (Nucom SRI)