Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Laiany Alves Satoshi Katahira e Vanda Paiva Satoshi Katahira e Vanda Paiva
  • Satoshi Katahira e Vanda Paiva

O HGPP – Hospital Geral Público de Palmas foi contemplado na tarde dessa segunda-feira, 28, com 6 instrumentos de respiração artificial e 2 carrinhos de anestesia completos. A aquisição foi possível através de uma doação da Embaixada Japonesa ao Tocantins pelo Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana. Os equipamentos estão avaliados no valor de R$ 200 mil. A Sesau – Secretaria Estadual da Saúde também irá encaminhar à Embaixada um projeto que inclui instrumentos para os hospitais de Augustinópolis e Gurupi.

O programa contempla projetos em áreas como assistência social, educação e saúde, visando auxiliar o crescimento das comunidades de países em desenvolvimento. “Nós recebemos diversos projetos, mas o Tocantins foi um dos selecionados porque mostrou uma iniciativa com maiores possibilidades de beneficiar as pessoas”, ressalta o ministro-conselheiro da Embaixada do Japão, Satoshi Katahira.

Segundo o diretor-técnico do HGPP, Atil José de Souza, os novos equipamentos vão melhorar o atendimento no hospital. “Nós temos um hospital em expansão e precisamos muito de investir em tecnologia, adquirindo aparelhos modernos. A nossa demanda de pacientes ainda é alta e os pacientes ainda precisam de mais rapidez no atendimento”, comenta.

“A Sesau busca recursos não só junto ao Ministério da Saúde, mas também através de parceiros. E o governo do Japão é um grande parceiro do nosso Estado e tem boas relações com o governador Siqueira Campos”, afirma a secretária de Saúde, Vanda Paiva, destacando também que essa doação também vai promover economia para a Sesau. (Secom)