Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Os projetos de infraestrutura de duas agroindústrias que irão compor o Banco de Alimentos estão em fase de elaboração. O convênio que garante a verba para a obra no valor de R$ 1,5 milhão, foi assinado pelo MDS - Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome e a Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, no dia 23 de dezembro de 2012. Os projetos estão sendo feitos por técnicos da Secretaria Estadual de Infraestrutura e deverão ser concluídos em 60 dias.

De acordo com informações do coordenador da Ceasa - Central de Abastecimento de Hortifrutigranjeiros, Jackson dos Santos Correia, assim que os projetos de infraestrutura forem concluídos, será aberto o processo de licitação para a construção do Banco de Alimentos na unidade do Ceasa.

Ainda segundo informações do coordenador, o Governo Federal liberou recursos para 11 estados da Federação, inclusive o Tocantins, construírem Bancos de Alimentos com o objetivo de fomentar a segurança alimentar,fornecendo esses alimentos para a merenda escolar e entidades sociais. “A previsão é que o Banco de Alimentos do Tocantins seja inaugurado no segundo semestre deste ano”, informou o coordenador.

O Banco de Alimentos terá a função de armazenar, processar e distribuir produtos como peixe e hortifrutigranjeiro em geral para entidades sociais cadastradas e escolas de Palmas, podendo também fornecer para atender ações emergenciaisdo Estado. “Além de adquirir produtos de agricultores familiares, o Banco de Alimentos também aproveitará frutas e verduras que não têm valor comercial, mas têm valor nutricional”, defende Jackson. (Ascom Seagro)