Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Márcio Vieira

Em solenidade no auditório do Palácio Araguaia, teve início na tarde desta terça-feira, 5, o AcolheSUS Tocantins – 2013. O evento, que acontece até esta próxima quarta-feira, 6, tem por objetivo reunir os 139 secretários municipais de Saúde do Tocantins para acolher e apresentar aos gestores municipais de saúde, do exercício 2013/2016, a organização e funcionamento do SUS – Sistema Único de Saúde.

Na abertura do evento estiveram presentes, o governador Siqueira Campos; o secretário de Atenção à Saúde do MS - Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior, representando o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva; o secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos; a senadora Kátia Abreu; o deputado federal Eduardo Gomes; a representante do Conass – Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde, Rita Cantanelli; o presidente do Cosems – Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Sinvaldo dos Santos; o presidente do CES – Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida, e outras autoridades.

“Esse é um ótimo momento para a saúde do nosso Estado, pois recebemos aqui um dos homens mais importantes do Ministério da Saúde, e isso sem dúvida vai render bons frutos para nós”, comentou o secretário de Relações Institucionais, destacando a esperança de futuras parcerias com o Governo Federal para uma melhor estruturação da rede de atenção à saúde.

Segundo o secretário de Atenção à Saúde do MS, a sua vinda ao Tocantins está sendo muito proveitosa por observar de perto o andamento das obras na saúde. “É muito bom ver as coisa acontecendo, poder conversar com os profissionais e ver a saúde cumprindo o seu papel de cuidar das pessoas. Estou aqui para reafirmar as parcerias com o MS e garantir que vamos contribuir com novos investimentos e custeio dos serviços, pois o Governo do Tocantins tem se esforçado muito nesse sentido”, explicou.

A secretária estadual de Saúde destacou que o objetivo primordial do evento é fortalecer a rede de Atenção Básica no Estado como um todo, oferecendo todas as orientações e material de planejamento necessários. “Queremos mostrar para os gestores as normas do SUS e a importância de trabalhar dentro delas. Por isso, teremos várias palestras com especialistas no funcionamento do sistema”, enfatizou.

Programação

O primeiro dia do evento contou com conferência sobre as Redes de Atenção à Saúde no Brasil e Tocantins e mesa redonda sobre a Organização do Sistema Único de Saúde. Nessa quarta-feira, 6, acontecem mesas redondas sobre Integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária, Regionalização e Governança, e Gestão do Financiamento da Saúde. Também acontece o lançamento de livros e protocolos.

“Esse evento é muito importante, pois é uma oportunidade de conhecermos as políticas públicas e, a partir das discussões, adquirirmos novos conhecimentos sobre o funcionamento do SUS. Além disso, também é a chance de unirmos os secretários de saúde do municípios, trocarmos experiências”, comentou o secretário municipal de Saúde de Presidente Kennedy, Gilberto Ferreira de Miranda.

Para a secretária municipal de Saúde de Barra do Ouro, Rubenita da Silva Barros, a iniciativa do evento é um grande apoio para os gestores. “Os técnicos da Sesau, da área de Atenção Básica, sempre nos ajuda muito, tira nossas dúvidas e nos esclarece. A expectativa é de melhoria em todas as áreas”, comenta. (Secom)