Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Elson Caldas

Uma nova linha de crédito viabilizada por duas instituições financeiras, sem limites de recursos e com taxas de juros abaixo das praticadas no mercado, para atender a população mais carente de todos os municípios do Estado, principalmente os com menor índice de desenvolvimento humano. Assim funcionará o projeto de Microcrédito Produtivo Orientado – Crescer, lançado na manhã desta terça-feira, 5, pelo Governo do Tocantins, em parceria com o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário.

Para o presidente do Prodivino - Instituto Social Divino Espírito Santo, Isamar Moraes Ribeiro, o programa é histórico pelas parcerias que reúne. “Estamos em um momento histórico, pois reunimos o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal sem concorrência, mas com o único intuito de promover a qualidade de vida da nossa população”, destacou.

O Crescer tem um diferencial em relação aos programas já praticados pelo Prodivino, pela capacitação que a população receberá para melhor investir o dinheiro. “Nós trabalhamos para que o empreendedor saiba como investir seu recurso, tendo assim crescimento do seu negócio e fortalecimento da economia local, regional e consequentemente nacional. Nós faremos orientação em todo o Estado, com equipes que trabalharão direto com todas as pessoas que serão beneficiadas com o programa”, afirmou a superintendente do Sebrae, Marcia Rodrigues.

Segundo o superintendente do Banco do Brasil, José Maria Araújo, o valor a ser investido no projeto dependerá da quantidade de propostas. “Temos recursos à vontade e pretendemos chegar a todos os municípios, pois somos o banqueiro oficial do Estado e é mais do que justo apoiarmos os programas sociais”, destacou.

A superintendente da Caixa Econômica afirmou que a instituição tem disponível todo o recurso necessário às “pessoas que querem fazer a diferença”. “Queremos facilitar o acesso aos recursos através do Prodivino de forma responsável, com capacitação pelo Sebrae, para que as pessoas não fiquem endividadas, mas sim tenham condições de dar uma vida digna para suas famílias”, enfatizou.

Representante de uma das categorias que terão acesso aos financiamentos, o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, Pedro Tito Neto, destacou a importância da orientação para gerir os recursos. “Na primeira vez que recebemos os recursos, a maioria dos nossos amigos ficou inadimplente por falta de conhecimento de como investir. Além de como investir, temos agora a consciência de que somos uma grande empresa”, afirmou, acrescentando que “o Governo do Estado está dando oportunidade aos mais humildes para crescerem e se tornarem pessoas melhores”, finalizou.

O programa

O programa não limites de financiamento e o cidadão, microempresário ou empreendedor individual poderá pegar de R$ 300 a R$ 15 mil, definidos a partir de resultado da avaliação de risco de crédito. A taxa de juro aplicada é de 0,64 ao mês e os prazos que variam 4 a 18 meses.

As principais exigências para acessar o crédito são: não ter restrições cadastrais junto ao Cadin - Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal, Serasa - Centralizadora dos Serviços dos Bancos S/A e SPC – Serviço de Proteção ao Crédito; ser correntista do banco e ter mais de 18 anos. (Secom)