Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Está aberto o período para doações de alimento não perecíveis para a 22ª edição do projeto Cidadão Universitário da UnirG. O Cidadão será realizado no dia 02 de março, das 08h às 18h, no complexo Sesi/Senai. Todo alimento arrecadado será doado às Instituições filantrópicas da cidade, que se inscreverem no projeto.

De acordo com o coordenador do projeto, Valmir Fernandes de Lira, as provas de doações continuam sendo as que têm maior pontuação. Para cada quilo de alimento não perecível arrecadado a equipe receberá 10 pontos. Arroz, óleo, macarrão e leite em pó terão pontuação especial de 50 pontos, e feijão valerá 100 pontos por quilo.

Já as doações de sangue começam no próximo dia 15, e se encerram no dia 01 de março. Cada bolsa de sangue dos tipos O, A, B e AB vale 50 pontos já para os tipos negativos e para o sangue AB positivo são 100 pontos.

Para doar sangue é necessário que a pessoa tenha entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, estar devidamente alimentado, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação, nem fumado pelo menos duas horas antes do ato voluntário, além de evitar alimentos gordurosos. O interessado deve comparecer ao Hemonúcleo de Gurupi, no horário das 08 às 12h.

Premiação 

A equipe campeã receberá  R$ 2 mil. O prêmio para o segundo colocado é de R$ 1 mil, e cada membro da equipe que ficar em terceiro lugar será premiado com uma carteirinha estudantil do DCE da UnirG.

A festa de encerramento também será no sábado, 2, no pátio do Centro Administrativo a partir das 22h, com entrada franca. Ainda está sendo definida a banda que fará o show de encerramento.

O projeto Cidadão Universitário é realizado pela UnirG, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Rádio Araguaia FM, com a colaboração da Prefeitura de Gurupi, Hemonúcleo de Gurupi, Corpo de Bombeiros, 4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, Sesi/Senai, Sesc Tocantins e Visuarte - Comunicação Visual.

Voluntários

O veterano que deseja participar como voluntário na organização do projeto Cidadão Universitário deve se inscrever até o dia 22 de fevereiro, na sala de Desporto Universitário da UnirG, das 08 às 12h.

São oferecidas 20 vagas e o estudante receberá o certificado de 30h extracurriculares. Os selecionados passarão por uma capacitação para desenvolverem um trabalho de orientação, assessoria e acompanhamento das atividades realizadas no projeto.

A sala do Desporto Universitário está localizada no Ginásio Idanizete de Paula, campus II.