Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

A participação do bloco Galos de Palmas, no Carnaval 2013 – Todos os ritmos uma só alegria, é uma das opções para quem procura conhecer a diversidade da cultura popular.  A programação com o grupo inicia neste sábado, 09, às 19 horas, no Distrito de Taquaruçu, distante 32 km de Palmas. 

O Galos de Palmas começou no Carnaval de 2001, com a criação do Bloco Aldeia TabokaGrande e a realização do Carnaval Ecológico de Taquaruçu. O desfile do domingo de Carnaval se tornou até hoje a maior atração do distrito, quando reúnem as manifestações da Aldeia, com seus mitos e lendas, representando os elementos naturais da região. Toda a programação começa uma semana antes do Carnaval, com a ‘Queima dos Tambores’, um ritual de purificação e transformação, e prossegue com atividades todos os dias, até a quarta feira de cinzas.

“A finalidade de O Galos de Palmas foi criar um produto caracterizado na cultura de nossa capital, com o objetivo de apresentar a diversidade cultural que compõe a sociedade do Distrito de Taquaruçu e toda a nossa cidade”, explica o turismólogo, ator e produtor cultural Wertemberg Nunes, que com o apoio da família, e de pessoas amigas idealizou a Aldeia, um produto de transformação que vem construindo com suas ações, e produção artística dos Tawera.

História

O Galos de Palmas é um bloco único, programado para ter cinco galos representando as cinco regiões de Palmas: Taquaruçu, Aurenys, Taquaralto, Centro e a Região Norte (União), com a finalidade de criar um produto caracterizado da multiculturalidade e com o objetivo de apresentar a diversidade cultural que compõe a sociedade de toda Capital.

Cada galo tem uma trama estratégica personificada por bonecos gigantes, que o identifica como mais importante para Palmas. Esta trama que em analogia a ave o Galo (onde somente um canta no terreiro) estabelece a competição sobre que região é mais importante para Palmas: O Galo TabokaGrande; Galo Imperioso, Galo Mahadukà, Galo União, Galo Alta, a Boiúna.

Programação na Aldeia TabokaGrande

Sábado (09/02), às 19 horas

Chegança

Rodas de Tambores – Ensaios abertos do ‘Capoeboicongo’ e manipulação de Bonecos Gigantes

Domingo (10/02), às 16 horas

Caçada da Boiúna - Bonecos Gigantes procuram a Boiúna pelas ruas

Ritual do Encontro dos Galos e da Boiúna na Roda dos Tambores

Celebração com a Banda TabokaGrande e Impacto Latino

Taquari

Segunda-Feira (11/02) às 18h

O Galo Mahandukà se apresenta com a banda TabokaGrande  e bonecos convidados

Praia das Arnos

Terça Feira (12/02)18h

O Galo União se apresenta com a banda TabokaGrande  e bonecos convidados

Taquaruçu (na entrada de Taquaruçu via Palmas)

Quarta feira (13/02) 9h

Roda de cinzas

Encerramento com a visita a casa de uma moradora de Taquaruçu, abrindo a Temporada dos mitos.