Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior

O Secretário de Estado da Educação, Danilo de Melo, se reuniu nesta quarta-feira (6) na sede da pasta para ouvir as propostas de representantes de universidades e de academias de letras do estado para a realização da Flit 2013 (Feira Literária Internacional do Tocantins) prevista para acontecer no período de 26 de junho a 7 de julho, em Palmas. No encontro, os participantes sugeriram palestrantes, shows, datas e municípios para as edições regionais da Feira.

Para 2013, Danilo apresentou a proposta de promover as Flits Regionais aproveitando os espaços que já existem nas cidades, como escolas, universidades, igrejas e prédios públicos. A intenção é reduzir o gasto com a montagem de uma estrutura específica, montante que deverá ser destinado às outras ações da Feira. Ao contrário de 2012, este ano, a data dos Jets (Jogos Estudantis do Tocantins) não coincidirá com a Feira.

“O formato da Flit deve ser aprimorado. Por isso a intenção de reunir-nos, mostrar as sugestões de programação e acolher as experiências de cada pessoa e de cada entidade, aqui representada, para enriquecermos ainda mais as Feiras”, destacou Danilo.

Entre as novidades para 2013 estão as parcerias internacionais com os governos de Portugal, China e Espanha. A Feira também sediará o 2º Encontro da Academia de Letras.

“Esta conversa significa o crescimento da Feira. Temos que agradecer por esse momento raro, em que pudemos expor nossas ideias. São oportunidades de contribuirmos e que nos dão nova força para continuarmos escrevendo”, destacou o presidente da Academia Portuense de Letras, Célio Pedreira.  

O próximo passo desta comissão será consolidar as contribuições, as quais serão apresentadas em uma nova reunião, no final de fevereiro.

Além da presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sônia, também participaram deste primeiro encontro: o presidente da Academia de Letras de Porto Nacional, Célio Pedreira; o presidente da Academia de Letras de Aragacema, Kléber Bucar; o presidente da Academia Gurupiense de Letras,  José Maciel; Osmar Casagrande, membro da Academia Palmense de Letras e Almecides Andrade, membro da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.

Das universidades estiveram presentes: o reitor da Unitins, Joaber Macêdo; a pró-reitora de graduação da UFT, Isabel Pereira; o vice-diretor da Faculdade Serra do Carmo, Renzo de Brito; o diretor de Educação a Distância do IFTO, Madson Teles, e Shirley Rodrigues, do Ceulp /Ulbra. (Ascom Seduc)