Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

O Palmas Carnaval 2013 - Todos os Ritmos, Uma só Alegria - que teve inicio no sábado, 9 e prossegue até esta próxima terça-feira, 12, reuniu mais de 10 mil pessoas neste domingo, 10, em Taquaruçu. Em clima de carnaval,  moradores e foliões que frequentaram as Praças Maracaípe e Tarcisio Machado,  em Taquaraçu, assistiram, ao cair da noite,  a apresentação dos bonecos gigantes do Bloco Aldeia Taboka Grande.

Os bonecos foram seguidos  por uma multidão que cantava e tocava diversos ritmos, puxados pelo ator e produtor cultural Wertemberg Nunes.  Uma das integrantes do grupo, Jucélia Lacerda, não escondia a emoção de participar a 13 anos do bloco Aldeia Taboka Grande. “Todos os anos agente sobe a serra para apresentar os bonecos, é uma grande emoção participar desse projeto”, disse ela.

A dona  Antonia Marchiole, 69 anos, moradora de Lemes- SP, ficou encantada com as coreografias e  a diversidade cultural apresentada pelo  Bloco Aldeia Taboka Grande. “Esta é a primeira vez que visito Taquaruçu e estou adorando. É um lugar aconchegante e familiar”.

A antropóloga, Reijane Pinheiro, e a pedagoga, Lorrana Giordanna, acompanharam de perto as manifestações dos tradicionais bonecos de e elogiaram a iniciativa. “É uma verdadeira diversidade cultural e o lugar oferece  segurança, tranqüilidade sem contar que o clima aqui é mais favorável”, ressaltou Lorrana.

Gil e Banda

Já era quase 1h da madrugada quando a cantora baiana Gil subiu ao palco e fez a multidão tirar o pé do chão. Esbanjando sensualidade e muita energia ao cantar “Bate Lata” e “Arrastão”, seguido dos maiores sucessos, ela fez o público dançar e cantar por mais de duas horas.

A dona Elza Vieira da Silva, 60 anos, acompanhava o show, literalmente de camarote, pois é moradora da Rua 5 A com a Avenida Belo Horizonte e teve o  privilégio de acompanhar a apresentação sentada em frente a sua casa, bem próxima ao  palco. “Sou fã da cantora Gil, e aqui ficou bem pertinho” disse emocionada.