Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira, 15, os servidores da saúde aprovaram por unanimidade as propostas do Governo do Estado sobre o pagamento da Data-base durante Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede central do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras-TO), em Palmas.

Sem nenhum voto contra ou abstenção as propostas que foram aceitas pelos servidores é de pagar a data-base em parcela única, com o índice de 5,57%, incluído na folha de pagamento de abril com recebimento em 1º de maio. Quanto o retroativo será pago em 06 parcelas, sendo a primeira incluída na folha de pagamento de julho, com recebimento em 1º de agosto.

A outra proposta aprovada é a mudança da data-base para o mês de maio. Atualmente, o reajuste é concedido no mês de outubro. Com a aprovação da maioria dos servidores de todas as categorias forem de acordo com a mudança da data ela será concedida em maio de 2014, com o cálculo do índice acumulado entre o período de outubro de 2012 a abril de 2014.

A realização das assembleias individualizadas foi um acordo entre as entidades de trabalharem suas bases separadamente com o intuito de agilizar o processo, pois cada categoria tem suas particularidades.

Após cada sindicato terem realizado sua Assembleia que devem acontecer até amanhã, 16, as entidades irão levar ao Governo a decisão dos servidores públicos quanto à proposta do executivo.

De acordo com o presidente do Sintras, Manoel Miranda, a proposta foi a mais viável que deu para negociar com o Governo. “Esta proposta foi a mais próxima do que a categoria almeja e que foi possível negociar com o Governo”, ressalta Miranda.  “Outro ponto positivo nesta negociação é que o retroativo também será pago ainda este ano”, acrescenta o presidente. (Assessoria de Imprensa)