Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após o convite público feito pelo governador Siqueira Campos (PSDB), na tarde de ontem, o deputado federal Eduardo Gomes (PSDB), confirmou ao Conexão Tocantins, na manhã deste sábado, 16, que irá assumir a Secretaria Estadual de Esportes, recém separada da pasta da Juventude.

De acordo com o deputado, os anos de convívio e alinhamento político foram fator preponderante para que o convite do governador fosse aceito. “Eu tenho 25 anos de trabalho no Estado e sempre ao lado do governador, aliado ao seu grupo. Desta forma, o convite, para mim, soou como uma convocação e diante disso, a pessoa tem duas posturas a tomar: ou fica reclamando, ou assume o trabalho e eu assumi”, informou.

Ainda não existe uma data específica para a posse do futuro secretário estadual dos Esportes, conforme explicou Gomes. O deputado frisou que está em fase de transição do cargo de 1º secretário da Câmara dos Deputados e que, após isso, deverá retornar ao Tocantins em definitivo. “Eu devo ir à Palmas na próxima semana e conversarei com o governador para fecharmos todos os detalhes”, confirmou.

Metas

Como uma das principais metas estabelecidas pelo deputado, quando assumir a Secretaria, está a integração do Esporte com a sociedade nos diversos setores. Eduardo Gomes disse entender que a atividade esportiva de ponta é importante, mas que o esporte precisa atender às demandas da população.  “Devemos assumir o esporte como uma disputa contra as mazelas. Ele tem que ser um fator de ressocialização, de ocupação positiva do tempo, de cuidado com a saúde”, salientou.

Para isso, o deputado disse que pretende usar de seus anos como no Parlamento para conseguir verbas para o setor no Tocantins. “Eu tenho certeza de que toda a bancada federal poderá contribuir muito com o setor, através de emendas e projetos. Durante a presidência do ministro Aldo Rebelo (PCdoB), eu fui seu terceiro secretário, o que nos deu uma certa proximidade”, citou, lembrando do período em que o ministro dos Esportes foi presidente da Câmara dos Deputados.

De parte física, o futuro secretário afirmou que irá trabalhar junto às federações esportivas do Estado para o fortalecimento do setor. Além disso, frisou que pretende, ainda, implementar a construção de mais praças esportivas no Estado, para dar oportunidade aos jovens. “Dar ao jovem a oportunidade de ter mais praças esportivas, as Federações mais estruturadas, com planejamento”, completou.

Secretaria

A Secretaria dos Esporte foi recentemente desmembrada da Secretaria da Juventude, que é comandada pelo secretário Olyntho Neto. Mesmo com a posse de Eduardo Gomes na nova Pasta, a expectativa é que o comando da Juventude permaneça com o atual secretário.