Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estão abertas as pré-inscrições para os cursos de licenciatura, na modalidade presencial do Parfor - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, que são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 18 de março. Serão oferecidas aproximadamente 30 mil vagas, pelas instituições de Ensino Superior parceiras da Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Podem se inscrever, os professores que estejam exercendo a docência na rede pública de Educação Básica e as pré-inscrições poderão ser feitas pelo site http://freire.mec.gov.br

Na modalidade presencial, o Parfor oferece cursos de licenciatura para docentes em exercício, que ainda não tem formação superior; de licenciatura para professores em exercício na rede pública, há pelo menos três anos, que atuam em área distinta da sua formação inicial. E formação pedagógica para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública de educação básica. 

A exigência no ato da pré-inscrição é que os professores comprovem o exercício da docência sendo cadastrados no ‘Educacenso na função’ ou ‘Tradutor intérprete de Libras’. 

Após fazer a pré-inscrição, esta terá que ser validada pela Secretaria da Educação Estadual ou Municipal, no período de 19 de março de 2013 a 15 de abril de 2013. 

O período da seleção pelo IES (sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a Educação Superior no Brasil) vai de 24 de abril a 8 de maio, e o período de matrículas vai de 9 a 23 de maio. 

Dúvidas e mais informações ligar para o 0800 616161, opção 7, ou por meio do ‘Fale Conosco’, do site http://www.capes.gov.br. (Ascom Seduc)