Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com quase duas horas de atraso por conta do mau tempo, as salas multifuncionais da Cooperatins (Cooperativa dos Pescadores e Aquicultores do Alto Tocantins) foram inauguradas com a presença do governador do Tocantins, Siqueira Campos (PSDB), do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, além de autoridades do Tocantins e do Maranhão. Esperada para participar da solenidade, a governadora do Estado vizinho, Roseana Sarney não compareceu e mandou seu secretário como representante.

Debaixo de um sol escaldante, a imprensa acumulada em um pequeno cercado ao lado do palco acompanhou os discursos, enquanto o suor escorria pelos rostos e equipamentos. Na plateia, uma pessoa chegou a passar mal por conta do calor e foi atendida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU).

Investimentos

Ao todo, foram R$ 4,8 milhões investidos nas salas recém inauguradas, sendo o valor financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), com contrapartida dos governos do Tocantins e do Maranhão.  

Entre as falas, todos exaltavam a expectativa de melhora no setor pesqueiro e aquícola com a inauguração das novas salas que servirão para a capacitação, encontro e troca de experiências entre os pescadores de sete municípios na região da UHE Estreito. Ao todo sete municípios serão atendidos pelas salas recém inauguradas, sendo dois no Maranhão e cinco no Tocantins.

O secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, em sua fala, destacou o potencial do Tocantins para a produção aquícola. De acordo com dados apresentados pelo secretário, o Estado foi o único da Nação que conseguiu atingir um crescimento de 80% em sua produção de pescado. “Temos que utilizar o Rio e os demais lagos para produzir peixes para a nossa população ter uma alimentação de qualidade”, completou.

Já o ministro da Pesca, Marcelo Crivella, em tom bem-humorado, fez uma comparação com passagem bíblica, tão bem conhecida por ele. “Aqui, nós temos que fazer como Jesus Cristo, promover a multiplicação dos peixes”, brincou.

Além disso, Crivella frisou que, com as estruturas recém inauguradas, a meta a partir de agora é iniciar os trabalhos com os pescadores e aquicultores da região. “Nos tanques-rede, temos que trabalhar já. Vamos encher isso aqui de produção”, salientou.

O governador Siqueira Campos (PSDB) não discursou durante a solenidade de inauguração da sala multifuncional. No entanto, em entrevista concedida após o evento, ele salientou que o Tocantins vem investindo para se tornar o maior produtor de pescado do Brasil. “Nós temos esse potencial. O Tocantins desburocratizou a situação dos pequenos produtores e tem buscando os grandes investidores”, completou.

Fazendo coro com a presidente do Ruraltins, Miyuki Hyashida, o governador destacou que a simplificação dos licenciamentos tem sido um fator preponderante para o fortalecimento do setor. “Organizando todos os setores e apoiando fortemente os produtores”, complementou.

Já em fase de conclusão, a instalação do parque aquícola de Palmas será uma oportunidade de organização do setor e de fortalecimento dos pescadores da região. De acordo com Siqueira, a partir do parque, os diversos setores da produção de peixes. “É preciso envolver todo esse universo de trabalhadores, de grandes e médios empresários”, ponderou.