Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Os empresários da companhia francesa de transporte marítimo CMA CGM, o gerente da companhia no Brasil, Erich Inbiriba, e Thales Oliveira, conheceram o município de Colinas do Tocantins e visitaram três empresas na cidade. No final da visita técnica destacaram a logística do município como sendo um dos pontos fortes para investimento na cidade.

O início da visita começou com uma recepção dos representantes da empresa e da internacionalista e técnica da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio, Milena Fernandes, na Prefeitura de Colinas, onde conversaram com o prefeito José Santana Neto e o vice-prefeito Adriano Rabelo. Também estiveram presentes no encontro, secretários municipais, o vice-presidente da Acicolinas, Aloízio Rocha da Silva, a gerente executiva da Acicolinas, Márcia Lopes, e representantes do Sindicato Rural e do Sebrae, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Isaías Primo.

Santana comentou que a ferrovia Norte Sul vem trazendo um novo foco de investimento para a cidade e o Município também vai à busca de novas empresas para se instalarem. “Colinas está trilhando novos caminhos e o Município também tem visão para buscar novas empresas para se instalarem aqui. Estamos fortalecendo o nosso comércio e toda uma cadeia produtiva com a implantação de novas empresas em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Adriano Rabelo acompanhou os representantes do grupo francês em três empresas: uma agropecuária que fica próxima a cidade, Agrogeo; a Mariner, indústria de calçados instalada no Distrito Industrial, e a Curtidora Tocantins, pertencente ao grupo calçadista Mariner. “Colinas é uma cidade empreendedora e que está ampliando os seus negócios. Somos uma cidade polo, estamos trazendo investimentos para toda uma região que inclui mais 17 municípios”, ressaltou Adriano Rabelo.

O gerente da companhia no Brasil, Erich Inbiriba, explicou que como o município de Colinas do Tocantins está muito próximo ao terminal ferroviário de Palmeirante, ele tem uma competitividade muito grande quanto à logística. “Os nossos navios que param no Norte do Brasil, no Porto de Itaqui, porto de Belém, eles vão ter uma facilidade muito grande de escoar a produção daqui”, disse. Erich destacou ainda que com a chegada da empresa francesa ao Tocantins, outras empresas poderão se instalar no Estado. “Nós somos uma parte da cadeia, a parte que faz o transporte marítimo internacional, mas vai ter que ter armazenamento, estocagem de carga, transporte, vai ter outras partes da cadeia que a gente não pode fazer tudo sozinho”, completou.

Empresa CMA CGM

A empresa CMA CGM está presente em todos os continentes, através de suas 650 agências distribuídas em 150 países, constituindo-se na terceira maior companhia marítima do mundo e a primeira da França. Na região Norte do Brasil, a empresa francesa ocupa a posição de maior empresa no ramo de transporte conteineirizado.

O grupo lidera o mercado mundial de transporte de carga refrigerada e mantém sua expansão no mercado global guiado por uma visão estratégica que mescla a criação de novas linhas de transporte marítimo, aquisições e parcerias, novos terminais portuários e a diversificação no transporte multimodal. (Ascom Prefeitura de Colinas)