Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Arquivo Ruraltins

Foto: Arquivo Ruraltins

Uma parceria firmada entre o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, o Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins, e a Faet – Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, promovem neste sábado, 23, o Mutirão do Peixe, nas cidades de Almas e Brejinho de Nazaré.

A ação tem como objetivo conceder licença ambiental provisória para cerca de 100 produtores da região. Segundo Alexandre Cruz, diretor de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, a licença provisória permite a criação e a comercialização de peixe por um período de um ano. “Esse prazo é o tempo necessário para o piscicultor regularizar sua situação e obter a licença definitiva”, frisou o diretor, acrescentando que o prazo da licença foi definido pelo Naturatins.

Os dois municípios vêm se destacando na produção de pescado no Estado. Almas e Brejinho de Nazaré possuem frigoríficos para o beneficiamento de pescado com SIF - Serviço de Inspeção Federal, o que possibilita a exportação para outros Estados. Ainda no município de Almas existe uma fábrica de ração e um laboratório que produz alevinos.

O mutirão do peixe em Almas acontece às 9h, em Brejinho de Nazaré às 17h. (Ascom Ruraltins)