Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Francisvaldo Mendes é secretário nacional de finanças do PSOL

Francisvaldo Mendes é secretário nacional de finanças do PSOL Foto: Arquivo PSOL

Foto: Arquivo PSOL Francisvaldo Mendes é secretário nacional de finanças do PSOL Francisvaldo Mendes é secretário nacional de finanças do PSOL

Após a publicação de nota oficial relatando a eleição da comissão provisória que irá dirigir o PSOL no Tocantins, o secretário de finanças da Executiva Nacional do Partido, Francisvaldo Mendes, confirmou ao Conexão Tocantins a eleição de Bernadete Aparecida Ferreira como nova presidente estadual da legenda. A eleição da nova direção foi realizada em encontro do partido, em Palmas, na última semana e a nota oficial comunicando a nova direção foi emitida no último sábado.

O comunicado oficial da direção nacional do PSOL, informando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já foi emitido, conforme explicou Mendes. “No Tocantins a nova diretoria protocolou o documento na sexta-feira”, disse.

A meta, agora é homologar a nova diretoria regional do PSOL em encontro nacional do partido, a ser realizado no próximo dia 4 de março, segundo seu secretário nacional de finanças. “Mas vamos apenas homologar, porque a presidente de fato, eleita em processo regulamentar é a Bernadete”, disse.

Conflitos

Desde a última semana, o agora ex-presidente do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no Tocantins, Abelardo Gomes, vem tentando impedir a divulgação da troca no comando da legenda no Estado. Em entrevista ao Conexão Tocantins, quando questionado sobre a situação do PSOL tocaninense, ele chegou a desqualificar sua vice-presidente, reeleita na nova direção que tem Bernadete à frente. “Ela não é vice-presidente do PSOL. “Partido não é para ficar fazendo ataque pessoal a ninguém. Ela não é mais vice-presidente”, disse sem explicar o motivo pelo qual Lúcia não seria mais vice.

Um último e desagradável capítulo da disputa no PSOL do Tocantins aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, quando Abelardo veio à redação do Conexão Tocantins para entregar uma notificação extrajudicial visando informar que o mesmo ainda seria o presidente da legenda.

Munido de cópia da matéria publicada no sábado, informando da nova diretoria, o ex-presidente tentava de maneira desesperada descaracterizar a publicação da informação. Em tom elevado de voz e batendo na mesa, Abelardo pressionava para que a notificação fosse assinada. Quando foi sugerida uma fotografia para comprovar a situação, ele tentou recolher os documentos e se retirou do site rapidamente.

Confira abaixo a formação da comissão provisória eleita no último dia 17.

Presidente: Bernadete Aparecida Ferreira

Vice presidente: Lucia Viana

Secretario Geral: Luzimar Lopes

Tesoureiro: Yuri Viana

Secretario de Comunicação: Celso Marques

Secretario de Formação: Antonio Chadud

Secretario de Movimentos Sociais: Oebem Barbosa