Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Nesta quarta, dia 27, às 20h, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Miracema do Tocantins, acontecerão os lançamentos de duas produções cinematográficas tocantinenses: “A Sanfona e a Flor” e “A Promessa”, contemplados com o edital Prêmio Cacá Diegues 2011 de Apoio à Produção Audiovisual, da Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult) e Fundação Cultural do Estado do Tocantins (Funcult). 

No mesmo dia, das 15h às 17h, no Bloco 01, Sala 01 do campus da UFT serão   ministradas duas oficinas: A Folkcomunicação e o Audiovisual, com o professor Wolfgang Teske e Um Olhar Sobre os Meios de Registros Audiovisuais, com o cineasta João Luiz Neiva (inscrições gratuitas).

A Sanfona e Flor

O curta-metragem, que tem a direção geral do jornalista e cineasta João Luiz Neiva, foi produzido no Distrito de Taquaruçu. A obra é uma proposta do estudante do curso de comunicação da UFT, de Palmas. Ênio Sales de Oliveira. “O filme reflete situações cotidianas de um homem do campo, seus valores e sua maneira de lidar com a realidade”, disse o diretor da obra, Neiva.

Segundo ele, o objetivo dos dois curtas-metragens foi trazer à tona temas contemporâneos para que o público conheça as pesquisas realizadas por Wolfgang Teske. Neiva afirmou ainda que as películas representam uma conquista. “É uma conquista para o audiovisual tocantinense. Se não fosse o edital, dificilmente, estes filmes sairiam do papel”, enfatizou o diretor, lembrando que o Estado investiu R$ 30 mil em cada obra. 

A Promessa

“A Promessa” é uma proposta da professora da UFT, de Arraias, Solange Aparecida do Nascimento que, de igual modo, tem direção de Neiva, é uma proposta da professora da UFT, de Arraias, Solange Aparecida do Nascimento. A produção é de Wolfgang Teske. “O filme é uma representação da Roda de São Gonçalo, manifestação cultural de cunho religioso. A obra é registro do legado cultural das comunidades quilombolas”, ressaltou a professora da UFT, Solange. A expectativa da professora é que os cinéfilos reconheçam a comunidade quilombola como a primeira do Estado.  

Programação:

Palmas

Dia 18, às 20 horas

Local: Cine Sesc

Lagoa da Pedra (Arraias)

Dia 23, às 20 horas 

Porto Nacional

Dia 25, às 20 horas

Local: auditório da UFT 

Miracema do Tocantins

Dia 27, às 20 horas

Local: auditório da UFT – campus 

Taquaruçu

Dia 28, às 20 horas

Local: Praça Joaquim Maracaipe