Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Duas atividades serão realizadas nesta terça, dia 26, com o objetivo de estimular e fortalecer a cadeia produtiva do leite no Tocantins. Pela manhã, técnicos da Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário – irão realizar mais um procedimento do projeto MGR -  Melhoramento Genético do Rebanho. A ação de IATF - Inseminação Artificial por Tempo Fixo começa a partir das 8h, em animais do Sítio Modelo, localizado próximo à saída para Miracema de Tocantins.

Segundo informações do coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Cláudio Luiz Sayão, o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho visa aumentar e melhorar a qualidade genética do rebanho tocantinense e consiste na seleção de matrizes da produção leiteira para o processo do protocolo de IATF – Inseminação Artificial em Tempo Fixo.

Os produtores interessados no IATF fazem o cadastro na Seagro e custeiam o material genético utilizado, assim como os hormônios para que as vacas entrem no cio. O projeto tem aumentado a produção de leite nas propriedades tocantinenses em mais de 100%. 

Reunião

Outra atividade para estimular a produção leiteira será reunião técnica da Câmara Setorial do Leite, que será realizada também nesta terça, dia 26, a partir das 14h, no auditório da Seagro. Cerca de 20 instituições são esperadas para o encontro, que irá definir as ações de 2013, que serão desenvolvidas em conjunto, para impulsionar a produção de leite no Tocantins. 

Dados

O Tocantins está no 18º lugar no ranking brasileiro de produção de leite e em 3º da Região Norte, com 230 milhões de litros por ano. (Ascom/Seagro)