Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Domício Arruda, reuniu-se com o presidente do Sebrae, Décio Lima, para alinhar futuras parcerias entre as duas entidades. O encontro aconteceu na última sexta-feira, 2 de fevereiro, em Maceió, quando Lima esteve na capital de Alagoas para a primeira visita da agenda de 2024 do Programa Sebrae pelo Brasil.

De acordo com Domício, o Sebrae tem realizado na pecuária leiteira projetos importantes para democratização de tecnologias, como a FIV. “A proposta é desenvolvermos parcerias na área de melhoramento genético em todos os estados brasileiros, voltadas principalmente para os pequenos produtores rurais, permitindo que eles melhorem a qualidade genética de seus rebanhos e, consequentemente, a produtividade e rentabilidade do negócio”, diz o presidente da Girolando. Hoje, a raça responde por 80% do leite produzido no país.

A expectativa é de que, em março, as duas entidades assinem o termo de cooperação para realização de projetos nos estados brasileiros. Durante o evento do Sebrae, Décio Lima reforçou o objetivo da entidade em trabalhar pelo empreendedorismo no país, incluindo na pecuária leiteira. “Estou percorrendo o Brasil por acreditar que a cabeça pensa onde o pé pisa. É preciso conhecer quem produz os resultados, pessoas fortes e corajosas como vocês. É preciso lembrar sempre que nós, do Sebrae, temos um papel essencial na construção dos sonhos das pessoas, somos a porta para suas realizações”, afirma o presidente do Sebrae.

Associação

Fundada em 1978, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando conta com associados em todo o País e é responsável pelo Serviço de Registro Genealógico e Melhoramento Genético de Girolando. Atualmente, conta com mais de 2,2 milhões de registros efetuados, sendo a associação de raça leiteira com o maior banco de dados no país.

Sempre em busca de inovação, a entidade é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em um programa de melhoramento de uma raça bovina leiteira nacional.

A raça Girolando surgiu do cruzamento entre as raças Gir Leiteiro e Holandês por volta da década de 1940, no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. No dia 1° de fevereiro de 1996, foi reconhecida oficialmente como raça bovina leiteira pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.