Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foi considerado um sucesso o encontro de prefeitos promovido pela deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), ocorrido na última sexta-feira, 1° de março, no auditório da Justiça Federal e encerrado no Palácio Araguaia.

O evento reuniu mais de 60 prefeitos do Estado com o objetivo de apresentar aos gestores eleitos e reeleitos os programas do Governo Federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas prefeituras, além de discutir parcerias com órgãos federais e estaduais.

“O nosso objetivo era garantir informação para os prefeitos em diferentes áreas. Hoje há uma demanda e muitos recursos disponíveis do Governo Federal nas áreas de recursos hídricos, saneamento, saúde, assentamentos, manutenção de estradas e rodovias. O Governo do Estado também tem um trabalho sendo realizado em todas essas áreas e o nosso objetivo era aproximar os prefeitos nos órgãos federais do próprio governo do Estado, que eles tivessem acesso, orientação sobre como agir para que seus municípios sejam beneficiados nessas áreas e isso foi alcançado”, explicou Professora Dorinha.

Segundo a parlamentar, o encontro superou a expectativa em relação a participação dos prefeitos, também contou com a presença de vereadores e secretários municipais e a intenção é continuar o trabalho de orientação aos gestores de todos os municípios do Estado. “Nós sabemos que hoje, do ponto de vista orgânico, têm várias demandas principalmente para garantir a qualidade de vida, mas se o município não tem acesso a esse recurso por algum motivo de inadimplência ou o projeto não está adequado, o recurso não pode ser acessado. O que nos cabe fazer, como representante do nosso estado, é tentar orientar e ajudar da melhor forma a resolver essas pendências. É um trabalho constante de acompanhamento e orientação”, afirmou.

Foram elencados temas que estão sendo muito recorrentes de interesse dos municípios como programas direcionados para assentamentos, plano municipal de saneamento, ICMS Ecológico e Programa de Aceleração de Crescimento (PAC 2), além de parcerias. Ministraram palestras o Superintendente Estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) Amauri Sousa de Lima, o Superintendente Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) Onofre Marques de Melo, o Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento Edmundo Galdino, o Superintendente Estadual do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Roberval Gomes da Silva, o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Alan Barbiero,  o Consultor Ambiental Hélio Márcio e o assessor parlamentar Carlos Manzini Júnior.

O superintendente do Incra, Roberval Gomes da Silva considerou o encontro de suma importância para os prefeitos, principalmente aqueles com problemas de questão fundiária. “Uma forma de capacitação para eles terem um norte de como agir em sua gestão”, disse. O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Alan Barbiero considerou a iniciativa louvável, pois os gestores precisam de orientação, uma vez que muitos assumem a prefeitura com grande dificuldade e o encontro serviu como forma de capacitação e orientação.

A prefeita de Xambioá, Sílvia Xavier, avaliou o encontro como bastante proveitoso para os prefeitos, principalmente aqueles que estão no primeiro mandato. “A Professora Dorinha sempre muito preocupada com o Estado, especialmente a Educação, foi muito feliz em realizar esse encontro, pois, além de mostrar a sua capacidade de articulação, conseguiu reunir os órgãos onde há maior demanda dos municípios para esclarecimentos”, disse. O prefeito de Abreulândia, Eliézer Venancio elogiou a iniciativa da parlamentar em colaborar com os gestores, em especial os de primeiro mandato. “Tudo para a gente ainda é novo e o cuidado que a deputada teve para atender os prefeitos em primeiro mandato foi bastante válido, pois trouxe informações muito importantes para o nosso município”, disse.

O secretário de Relações Institucionais Eduardo Siqueira Campos parabenizou a iniciativa da Professora Dorinha, por ser a primeira parlamentar federal a organizar um encontro para atender as demandas de prefeitos. “Graças a ação parlamentar de quem tem experiência, de quem foi secretária de Educação, que já presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação que a gente está tendo a oportunidade de trabalhar com um grupo maior de prefeitos. Foram 60 gestores que tiveram toda a orientação e acompanhamento junto a órgãos federais e estaduais. Portanto, só posso dar os parabéns e comemorar a iniciativa da professora Dorinha por ter nos permitido esse contato com os prefeitos em uma agenda tão rica, onde o Estado teve a oportunidade de apresentar as suas novas ações e dar continuidade a essa fase municipalista que estamos vivendo”, disse. (Assessoria de Imprensa)