Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ademir dos Anjos

O lançamento da programação do Ano do Leite no Tocantins e o encerramento do Ano da multiplicação de Peixes foram realizados na  tarde desta segunda-feira, 4, no auditório da Faet em Palmas. Participaram do evento, mais de 300 pessoas, entre a senadora Kátia Abreu, o vice-governador, Joao Oliveira que na ocasião representou o governador Siqueira Campos, demais autoridades, sindicatos e produtores rurais.

Com o objetivo de proporcionar crescimento econômico na produção de leite e de peixe no Estado do Tocantins, medidas articuladas através da presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), senadora Kátia Abreu, tem sido feitas para beneficiar as ações do Governo do Estado no que tange ao agronegócio.

Durante o evento, a senadora, Kátia Abreu ressaltou que já foi destinado uma verba de R$ 3 milhões para a cadeia do peixe e do leite. Sendo que deste montante, R$ 1 milhão será investido nas ações do Ruraltins para fomentar esse segmento economico. E o restante do valor, será administrado pela Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento em prol deste segmento.

Kátia ressaltou que ainda e preciso dobrar a produção de leite no Estado para que se torne competitivo com relação a outros países. “Dos 139 municipios, apenas 30 cidades produz 50% da produção de leite no Estado, e Araguaçu é um dos que se destaca”, disse. Citou ainda que “algumas medidas estao sendo tomadas como a viabilização de financimentos com juros menores para os produtores rurais”, afirmou a senadora. Quanto a produção de peixe, comemorou as articulações que tem feito junto aos órgãos ambientais para liberar o licenciamento ambiental e favorecer a comercialização e a abertura de mercados.

Durante a reuniao foi ressaltado que este ano de 2013, um mutirão será realizado em prol dos licenciamentos para produção de peixe. Esse trabalho será feito em parceria com os sindicatos rurais que irão ajudar a identificar as necessidades de cada produtor rural e contará com apoio da Seagro e Ruraltins.

Para o vice-governador, Joao Oliveira, é uma satisfação para o governo ver ações sendo articuladas em prol da melhoria da qualidade do leite e do peixe no Estado. “Consideramos uma das políticas mais bem articuladas entre o governo e a CNA/ FAET/ SENAR que tem contribuído para o crescimento do agronegocio do Tocantins. A senadora, Kátia Abeu, tem procurado beneficiar o homem do campo e alavancar a produção de peixe no Estado, ela tem conseguido recursos para atender esse segmento que esta se consolidando no Tocantins”, afirmou Oliveira.

Na ocasião, foi feita a entrega de troféus aos ganhadores do Prêmio CNA/Faet de Jornalismo serão entregues na solenidade. O governo do Estado  foi um dos homenageados, devido ao reconhecimento por parte da CNA/ FAET/ SENAR pelo reconhecimento da importante parceria que tem firmado em prol do crescimento da produção agropecuária no Estado.