Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, “A Mathématiques sans frontiéres”, destinada a estudantes que estão matriculados no 4º ano do ensino fundamental até o 3º ao ensino médio, das redes pública e privada de ensino. As inscrições poderão ser feitas até o dia 2 de abril.

A iniciativa é da Academia de Estrasburgo, França, que visa estimular o interesse dos jovens pela Matemática por meio do trabalho colaborativo na solução dos problemas. No Brasil, está sendo responsável pela realização do certame, a Rede de Programa de Olimpíadas do Conhecimento.

As inscrições poderão ser feitas na escola, a qual designará um professor como responsável pela olimpíada. Informações e ficha de inscrição poderão ser obtidas no site http://www.redepoc.com.

É mais um desafio para a escola e todos os estudantes poderão participar. A finalidade é promover as habilidades na disciplina e o espírito de trabalho em equipe.

A prova está prevista para ser realizada no dia 5 de abril e o resultado será divulgado no dia 7 de maio. As questões serão a mesmas aplicadas nos países participantes, com propostas de questões que estimulem a imaginação, o raciocínio e a formalização de situações cotidianas.

No caso da Olimpíada Internacional está sendo cobrada uma taxa de R$ 165,00 para escolas privadas e no valor de R$ 60,00 para escolas públicas.

Entre os países participantes estão: Áustria, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, Egito, Emirados Árabes, Equador, EUA, Franca, Alemanha, Jordânia, Índia, Itália, Letônia, Líbano, Madagáscar, Polônia, República Checa e Reúno Unido.

A Matemática sem Fronteiras tem o objetivo de aproximar os países por meio do estudo. Uma das questões da prova será realizada em idioma diferente da língua pátria, como uma conexão com o conhecimento de línguas. (Ascom Seduc)