Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya Servidores trabalhavam usando chinelas, sem nenhuma proteção e ainda na comida vinham larvas, segundo Amastha Servidores trabalhavam usando chinelas, sem nenhuma proteção e ainda na comida vinham larvas, segundo Amastha
  • Servidores trabalhavam usando chinelas, sem nenhuma proteção e ainda na comida vinham larvas, segundo Amastha

Dando continuidade às ações de melhorias nas condições de trabalho dos funcionários da área de limpeza urbana e iluminação pública, tapa-buracos, jardinagem, roçagem, necropsia e aterro sanitário da Prefeitura de Palmas, o prefeito Carlos Amastha reuniu-se no final da tarde desta última quarta-feira, 13, com a superintendente do Ministério do Trabalho, Ildemar Barbosa, e a técnica de Segurança do Trabalho, Valquiria Borges. Além de solicitar do Ministério do Trabalho as orientações necessárias para garantir e assegurar todas as medidas preventivas de segurança e saúde dos trabalhadores, Amastha também propôs a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para organização e atendimento às normas de segurança do trabalho.

Durante a reunião o prefeito solicitou também que fosse feito com urgência um levantamento de todas as necessidades em relação à salubridade, qualidade de vida e capacitação dos funcionários do setor.  A pedido de Amastha, um técnico do Ministério vai apontar as prioridades para que sejam adotadas as medidas mais urgentes no atendimento às normas.

O gestor pontuou as condições precárias que os servidores se encontravam, como a falta de uniformes e a alimentação que não atendia as normas da Vigilância Sanitária. ”Encontramos muitos em situação desumana, trabalhavam usando chinelas, sem nenhuma proteção e ainda na comida vinham larvas. Não adianta só falar em segurança é preciso praticar. Sei que muitas coisas precisam ser feitas e vamos fazer de acordo com a lei”, afirmou. Ele informou ainda que nos últimos 12 anos a prefeitura de Palmas possui mais de 100 notificações do Ministério do Trabalho pelo não cumprimento de suas obrigações.

“Pessoalmente tenho acompanhado as melhorias implantadas para esses trabalhadores. Já promovemos a campanha de prevenção e combate a incêndio, colocamos um transporte específico para buscar os colaboradores que moram mais distantes e já trocamos também a alimentação, proporcionando mais qualidade e nutrição. Esta semana estamos efetuando a vacinação de cada servidor para garantir a saúde deles também”, detalhou o prefeito afirmando que “muito ainda precisa ser feito”.

Segundo explicou a superintendente do Ministério do Trabalho, o órgão vai dar suporte nas questões preventivas de apoio e segurança dos trabalhadores. “Estaremos assinando o termo de Cooperação Técnica para organização e atendimento às normas de segurança do trabalho”, disse.

“Sempre estive pautado na preocupação com o ser humano e mais ainda na condição de trabalhador que precisa ter condições dignas de trabalho. Essa parceria visa atender todas as necessidades e a valorização dos funcionários. Segurança é o mínimo que esses servidores precisam”, reafirmou Carlos Amastha.

Cronograma

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila, a atual gestão tem um cronograma para ser atendido, no qual a prioridade foi atender a segurança individual de cada servidor. Também será construído um refeitório para os servidores, assim como está previsto a instituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) criada para atender a legislação vigente garantindo melhores condições de trabalho.

O secretário afirmou que serão realizadas, de forma contínua, palestras, capacitações, treinamentos e conscientização dos trabalhadores para garantir também maior qualidade de trabalho e vida.

Sobre novos uniformes, o secretário informou que já foram entregues. Fazem parte do Equipamento de Proteção Individual: jaleco; camiseta e calças em cor clara que retém menos calor; botas de bidensidade; bonés com abas largas; luvas; protetores auriculares e óculos. Os uniformes também possuem uma faixa refletiva para prevenção de acidentes no escuro.