Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Após denúncias do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinplol) de truculência envolvendo uma abordagem da Polícia Militar a uma viatura da Civil, o Comando da PM se manifestou, através de nota de sua assessoria de imprensa. De acordo com a PM, a abordagem feita dia 12, foi em razão de uma denúncia e o agente da Polícia Civil não teria se identificado.

Conforme a PM, por volta das 10h, uma viatura militar teria recebido uma denúncia de que um carro estaria em alta velocidade e fechando diversos veículos na Av. NS-04. De acordo com a Polícia Militar, ao abordar o motorista, Alessandro Ribeiro Cavalcante não quis se identificar e ficou constatado no local que a documentação do veículo estava irregular. Desta forma o carro foi apreendido e o condutor levado à delegacia.

Ainda segundo a PM, o agente da Polícia Civil só se identificou após a chegada de uma delegada.

Rebatendo as acusações de despreparo, feitas pelo Sinpol, a Polícia Militar frisou que seu contingente é preparado para atender às demandas da população. “A nossa filosofia sempre foi de integração e parceria com todos os órgãos que compõe o sistema de segurança pública. Nesse sentido temos pela convicção que nossa atribuição está de acordo com os princípios que devem nortear as ações de instituições sérias e comprometidas com o bem estar do cidadão.

Confira abaixo a íntegra da nota emitida pela PM

NOTA PMTO

O comando da Polícia Militar do Estado do Tocantins esclarece que:

1. No dia 12 de março de 2013, por volta das 10h uma viatura policial militar, em transito pela via Av. NS-04 recebeu uma denúncia de uma usuária da mesma via urbana de que um veículo Fiat Uno cor branca teria, em alta velocidade, fechado o seu veículo e outros. Em seguida a viatura deslocou em direção ao veículo.

2. Ao interceptar o veículo, o condutor, Alessandro Ribeiro Cavalcante, não se identificou e se negou apresentar a carteira de identidade. 3. O veículo estava com documento atrasado e por isso foi recolhido do local.

4. No local compareceu uma Delegada de Polícia que determinou Alessandro a se identificar ao policial militar.

5. A Polícia Militar sempre pontuou suas ações obedecendo aos princípios da legalidade, proporcionalidade e necessidade, sendo por isso uma instituição respeitada e admirada pela sociedade tocantinense.

6. A nossa filosofia sempre foi de integração e parceria com todos os órgãos que compõe o sistema de segurança pública. Nesse sentido temos pela convicção que nossa atribuição está de acordo com os princípios que devem nortear as ações de instituições sérias e comprometidas com o bem estar do cidadão.

7. Nossos profissionais são dignos, preparados e cumpridores dos seus deveres como cidadão e como profissionais.

8. Finalizamos afirmando que a Polícia Militar continuará cumprindo suas atribuições, buscando sempre a integração entre as instituições.

Quartel do Comando Geral

Palmas, 15 de março de 2013.

ASCOM/PMTO