Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O apoio da população tocantinense tem sido fundamental para o trabalho de fiscalização realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Seja por meio do Disque Denúncia, chamado de Linha Verde, através do telefone 0800 63 11 55, ou diretamente nas 16 Unidades Regionais instaladas em todas as regiões do Estado, qualquer cidadão pode levar ao órgão ambiental, de forma anônima ou não, informações que possam auxiliar os trabalhos de fiscalização.

Além das operações de fiscalização já realizadas rotineiramente pelo Naturatins, as denúncias realizadas pela população resultaram em inúmeras apreensões e autuações. Segundo o chefe de gabinete do Naturatins, Rômulo Mascarenhas, somente em 2012, por exemplo, foram apreendidos 119 animais silvestres vivos e 48 abatidos, 960 metros cúbicos de madeira e aplicados 676 autos de infração, emitidos 477 termos de apreensão, bem como 247 notificações. Mascarenhas garante que a maior parte dessas ações só foram possíveis graças ao apoio efetivo da comunidade, principalmente pelo Linha Verde.

O Naturatins estuda ampliar o horário de atendimento do Linha Verde, que atualmente funciona apenas em horário comercial. “Além desse Disque Denúncia, a população ainda pode procurar as 16 unidades regionais e 4 gerências de Unidades de Conservação, mas queremos expandir o Linha Verde porque em 90% dos casos que nos chegam têm procedência. Nossas equipes podem, então, tomar as providencias cabíveis, tais como emissão de multas e notificações caso haja dano ambiental”, disse Mascarenhas.

Como funciona

O atendimento da Linha Verde é realizado por uma equipe capacitada que registra as denúncias e direciona às unidades regionais e às gerências das Unidades de Proteção Integral administradas pelo Naturatins, conforme a localização da denúncia, para que os fiscais verifiquem o problema.

Após a denúncia, os fiscais levam no máximo cinco dias para verificar a denúncia e tomar as providências cabíveis, tais como emissão de multas e notificações para correção do dano, caso seja confirmada. (ATN)