Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (21/03), o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) realizou um encontro com representantes da segurança pública da cidade para discutir sobre as ações que podem ser implementadas visando a redução da criminalidade no município. 

Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de falar sobre as demandas e gargalos de cada órgão e ainda sugeriram ações que podem ser realizadas pela Prefeitura em parceria com diversas entidades visando diminuir o índice de criminalidade no município. Foi sugerido ainda que sejam realizados projetos que propiciem a prevenção e o combate às drogas, que hoje é o principal fator que leva os jovens e as crianças a cometerem crimes, segundo dados dos órgãos de segurança pública. Outra questão abordada foi o trânsito e também os menores de rua. 

Diante das situações levantadas pelas autoridades presentes o prefeito Laurez propôs uma série de ações e projetos. “Vamos nos reunir uma vez por mês para debater sobre a segurança pública em nossa cidade e vamos criar na Prefeitura uma diretoria especialmente para tratar deste assunto, que é muito importante. Além disso, vamos elaborar ações, em conjunto com vários órgãos e entidades, para que possamos reduzir a criminalidade e também prevenir que as nossas crianças caiam no mundo das drogas. Nosso objetivo é proporcionar mais segurança à população gurupiense, ver qual a dificuldade de cada setor e trabalharmos juntos para atender a nossa comunidade”, afirmou Laurez, ressaltando que em relação aos menores de ruas, que geralmente ficam em portas de supermercados e de restaurantes, a Prefeitura irá buscar alternativas legais para interná-los em clínicas de recuperação em outros estados, uma vez que no Tocantins não há um espaço exclusivo para tratamento de menores. 

Entre as ações propostas pelo grupo estão:

·         Marcar uma audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado e também com o Secretário de Segurança Pública para levar as demandas de Gurupi;

·         Realizar atividades esportivas e culturais voltadas para as crianças e adolescentes;

·         Realizar palestras educativas de prevenção e combate às drogas nas escolas municipais;

·         Oferecer, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, cursos profissionalizantes aos detentos do Centro de Reeducação Luz do Amanhã;

·         Celebrar um convênio entre a Prefeitura de Gurupi e a Secretaria de Segurança Pública do Estado para que o município possa contratar os detentos do regime semiaberto do Centro de Reeducação Social Luz do Amanhã para prestarem serviços no município na área do tapa-buracos e de limpeza urbana.

Opinião

“Nós sempre dissemos que a segurança pública ela direito, mas também é responsabilidade de todos. Então, não se faz segurança apenas com a Polícia, por isso é importante que haja a participação e o envolvimento de toda a sociedade. E nós vemos esta iniciativa de uma maneira muito louvável e queremos crer que iniciativas como estas vão melhorar a segurança em nossa cidade”, destacou o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Edivan de Jesus Lima.

 “É preciso que cada um exponha as suas opiniões, as deficiências que encontra e esta articulação é importante para que possamos chegar a um ponto de vista comum e o município possa articular com todos os poderes ações que possam contribuir para diminuir a criminalidade. A união faz a força e não adianta a gente criticar que o defeito está no outro, nós todos temos que ver as nossas dificuldades e juntos buscarmos a solução”, frisou o juiz Adriano Gomes.

Participantes

Participaram da reunião o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Edivan de Jesus Lima; a delegada regional da Polícia Civil, Valentina Nogueira Souza; o promotor de justiça, Diego Nardo; além dos juízes Ademar Alves de Souza Filho, Adriano Gomes e Miriam Alves Dourado; e as conselheiras tutelares Irizanete Ribeiro Soares e Leonita Guimarães. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Prefeitura de Gurupi, Gutierres Torquato e o procurador geral do município Thiago Benfica. (Secom Gurupi)