Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Câncer do Tocantins (AACC-TO), realiza nesta segunda-feira, 25, um debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantil. O evento vai contar com a participação de especialistas na área, estudantes de medicina e da sociedade em geral. Atualmente, a oncologia pediátrica no Tocantins atende cerca de 200 crianças com câncer.

História

Há sete anos a Oncologia Pediátrica começou seu trabalho no Tocantins, ainda no Hospital Padre Luso (Instituto do Câncer). Com a transferência dos pacientes para o Hospital Geral de Palmas (HGP), as dificuldades aumentaram, o espaço físico foi reduzido, contando somente com quatro leitos, faltam profissionais especializados na área, os medicamentos para a quimioterapia não são suficientes, o que dificulta atender toda a demanda existente no estado.

Diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia surgiu à necessidade de se organizar, os pais destas crianças se uniram com o objetivo de criar uma Associação que lutasse pelos direitos dos seus filhos.  Atendendo durante este período aproximadamente 200 crianças no estado, sendo 30 na capital, muitas parcerias foram desenvolvidas, o Programa Mesa Brasil do Sesc, tem sido de grande importância no fornecimento de verduras e frutas para as crianças da capital. A AACC vive em constante busca de parceria, conseguiu equipar dois quartos da pediatria do HGP com ar condicionado, frigobar, televisão e DVD. E para suprir a falta de medicação quimioterápica muitas vezes ocorrida devido à demanda, a AACC em caráter de urgência e da ajuda de seus voluntários contribui com as crianças comprando estes medicamentos.